João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 32.17ºC
IBOVESPA 130904.34
Euro 6.2003
Dólar 5.6901
Peso 0.0058
Yuan 0.8001
Reforma em apartamento alugado compensa? Veja dicas
15/11/2022 / 14:33
Compartilhe:

Saiba quais mudanças vale a pena fazer no imóvel alugado e quais você deve evitar. Afinal, quem não gosta de morar em um lar com a sua cara?

Morar em um lugar com a nossa cara e que nos dá um ar de “lar, doce lar” é uma delícia, não é mesmo? Mas é possível ter essa sensação mesmo com um apartamento alugado? A resposta é: sim!

Com as devidas mudanças e adaptações, é possível alugar um apartamento e transformá-lo em um ambiente agradável e totalmente personalizado. Confira, a seguir, quais tipos de reforma vale a pena fazer em apartamentos alugados e de quais fugir caso queira deixar o seu lar ainda mais aconchegante.

Papel de parede e pinturas

Caso você não goste da cor das paredes da sala ou mesmo dos quartos do apartamento, é possível mudá-la aplicando papéis de parede ou mesmo tintas e texturas que deixem o ambiente com a sua cara.

Esse tipo de mudança na configuração do imóvel não necessita de autorização do proprietário e ainda é uma ótima forma de trazer mais personalidade ao apartamento sem grandes transtornos.

Evite reformas estruturais

Ao pensar nas reformas de seu apartamento alugado, evite mudanças que mexam nas estruturas do lugar. Não quebre paredes, pisos, colunas, azulejos. Também evite outras reformas que impactem diretamente o projeto da arquitetura do imóvel. Essas alterações só devem ser feitas quando extremamente necessárias e pré-acordadas com o proprietário do apartamento. Assim, evitam-se custos e transtornos desnecessários.

Banheiro e cozinha

Como visto, uma recomendação de ouro é evitar grandes obras no apartamento alugado. Em outras palavras: aquela reforma no banheiro ou na cozinha deve ser bem pensada, ou mesmo cancelada.

Esse é um belo caso de quebradeira que só compensa quando algum problema de encanamento acontece. Aí, sim, a reforma de manutenção pode ser feita junto aos ajustes estéticos do ambiente. Claro, sempre em acordo com o proprietário.

Decoração

A mudança da mobília do apartamento é a tática mais fácil para dar novos ares aos ambientes sem muita complicação. Assim como pode trocar a cor da parede, você pode trocar a decoração do apartamento colocando um novo sofá, rack, mesa e armários que tenham mais a ver com a sua personalidade e sejam mais adequados ao seu estilo de vida.

Móveis planejados

Você também pode pensar na possibilidade do mobiliário planejado (especialmente para armários da cozinha e do banheiro). De acordo com especialistas em arquitetura, esse tipo de investimento compensa em situações nas quais a duração do contrato de aluguel é de médio a longo prazo.

Nesse caso, vale a pena conversar com o proprietário e negociar tanto a proposta quanto os móveis que serão instalados. Também é recomendável saber se essa nova mobília entra como uma benfeitoria para o imóvel. 

Quem paga pela reforma no apartamento alugado?

Esse tipo de dúvida sempre rola quando o assunto é reforma em apartamento alugado: de quem é a responsabilidade do pagamento, do inquilino ou do proprietário? A resposta é: depende. Isso porque cada um tem suas responsabilidades e deveres com o imóvel e com o contrato firmado na hora de fechar o aluguel. 

Da parte do proprietário, cabe entregar o apartamento em bom estado de uso. É dele a responsabilidade, também, de fazer reformas estruturais, assim como ajustes hidráulicos e elétricos.

Já as demais reformas, como pinturas, ficam sob a responsabilidade do locatário, assim como  a entrega do imóvel em boas condições de uso quando o período de locação acabar. As chamadas reformas de benfeitoria do apartamento também podem ser feitas pelo inquilino, mas com valores negociados com o proprietário.