João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 20.01ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.7331
Dólar 5.4201
Peso 0.0059
Yuan 0.747
Reitora do UNIESP, Érika Marques e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, debatem estratégias para desenvolvimento da Paraíba
15/05/2024 / 17:49
Compartilhe:
A reunião entre a Reitora da UNIESP e o Vice-presidente Alckmin marcou um passo importante no fortalecimento das parcerias público-privadas em prol do desenvolvimento sustentável da Paraíba

Em um esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento da Paraíba, a reitora do Centro Universitário UNIESP, professora Erika Marques, se reuniu nessa terça-feira (14), com o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. A reunião, realizada em Brasília e intermediada pela secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Pollyanna Dutra, teve como foco a apresentação de projetos estratégicos e ações essenciais para o estado.

Ao longo da reunião, foram discutidas 36 estratégias e mais de 110 ações elaboradas pelo Farol de Desenvolvimento da Paraíba, um grupo que reúne representantes de diversos setores produtivos. Essas propostas já haviam sido apresentadas ao governador João Azevêdo, aos senadores e aos deputados federais da Paraíba. Entre as principais reivindicações estavam a implantação de um Porto Seco na divisa entre a Paraíba e Pernambuco e melhorias no funcionamento da Transposição do São Francisco.

Erika Marques, responsável pela pasta da Educação no Farol de Desenvolvimento da Paraíba, ressaltou a relevância do encontro com o vice-presidente Alckmin, afirmando que “essa oportunidade com o vice-presidente surgiu, e para o Farol é muito importante, porque além de ser um grande grupo do setor produtivo para nossa Paraíba, não deixa de ser uma equipe que interfere no Nordeste e no Brasil como um todo. Esse primeiro contato com o vice-presidente, essa abertura de portas, será significativo.”

A reitora do UNIESP também enfatizou a importância da educação empreendedora para o progresso do estado, constatando que, embora não haja temas específicos atribuídos a uma única pasta ou pilar, existem vários projetos em andamento que serão discutidos com o vice-presidente. Esses projetos visam o desenvolvimento integral da Paraíba, abrangendo tanto a capital quanto o interior do estado.

O Farol de Desenvolvimento da Paraíba é caracterizado por seu perfil propositivo e apolítico, buscando sempre a união de esforços em prol do progresso econômico, social e cultural do estado. “Precisamos do poder público para vigiar e ajudar no desenvolvimento dos projetos das cidades. Esse contato é muito importante, essa interligação, porque cada vez mais o Farol desponta e se fortalece no desenvolvimento de nosso estado”, destacou a reitora.

Durante o encontro, Erika Marques evidenciou o papel fundamental do presidente do Farol, Luiz Nunes, na conquista de representações significativas de todo o setor produtivo. Ela destacou que, graças à experiência de Nunes, o Farol conseguiu articular excelentes representações, conquistando rapidamente um espaço de relevância. Esse espaço fechado agora permite a troca de bons conteúdos, experiências valiosas e perspectivas promissoras para o desenvolvimento da Paraíba.