João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 30.9ºC
Patos 37.11ºC
IBOVESPA 127240.77
Euro 6.1387
Dólar 5.8122
Peso 0.0058
Yuan 0.8047
Relembre campanhas publicitárias icônicas da carreira de Washington Olivetto
14/10/2024 / 17:48
Compartilhe:
Publicitário Washington Olivetto posa na sede de sua agência, a W/Brasil – Crédito da imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Responsável por algumas das campanhas publicitárias mais marcantes do país, o escritor e publicitário Washington Olivetto faleceu neste domingo (13/10), no Rio de Janeiro, aos 73 anos.

Olivetto estava internado no Hospital Copa Star para tratamento de uma infecção pulmonar. Ele morreu de pneumonia e choque séptico, que provocou falência múltipla dos órgãos. O autor deixa esposa e três filhos — Homero, Antônia e Theo.

Ao longo de sua carreira, o paulistano conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria filmes. Considerado o profissional criativo mais famoso do mercado brasileiro, foi a mente criativa por trás de grandes peças.

Washington criou o famoso “garoto Bombril“, que protagonizava as campanhas da Bombril e era interpretado pelo ator Carlos Moreno. A campanha entrou para o Guinness por ser considerada a publicidade que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial. Em 2004, ao fim do contrato com a Bombril, Moreno tinha gravado ao menos 337 comerciais com a empresa.

Em entrevista ao Globo em 2023, Olivetto recordou as motivações e como foram desenvolvidas algumas de suas mais emblemáticas criações. Segundo ele, a grande ideia é “aquela tirada da vida, transportada para a publicidade e devolvida para a vida”, afirmou.

Relembre, a seguir, algumas da campanhas publicitárias mais marcantes de Washington Olivetto:

Comercial do ‘primeiro sutiã a gente nunca esquece’, lançado para TV em 1987

Comercial Grendene Rider – Como uma onda

Filme de bombons garoto chamado “Portas”, dos anos 1990

Garoto Bombril 

Comercial ‘Hitler’ para Folha de S. Paulo, eleito um dos 100 melhores comerciais do mundo

Cachorrinho da Cofap 

Carlinhos Moreno cantarolando Pense em Mim, de Leandro & Leonardo, num break comercial, lançando mais um hit da Bombril (e da dupla) em cadeia nacional

Campanha para o Posto São Paulo – possivelmente um dos primeiros clientes da W

Comercial “Homem de 40 anos”, criado por Washington Olivetto na agência DPZ