A lista de veículos elétricos oferecidos no país continua crescendo, e agora o posto de mais barato do Brasil está nas mãos da Renault – embora seja irônico chamar de “barato” um carro na faixa dos R$ 140 mil.
Produzido na China, o Renault Kwid E-Tech é na verdade o Dacia Spring. Mas a engenharia da América do Sul fez diversas mudanças no subcompacto para o enquadrar em características locais, como uso e clima. A principal foi o motor elétrico, instalado onde estaria o motor a combustão, para o eixo dianteiro. Enquanto na Europa ele tem 45 cv e 12,6 kgfm, o motor utilizado na versão brasileira tem 65 cv e 11,5 kgfm de torque. A transmissão é de marcha única para frente, neutro e ré.
Completo de fábrica, o Kwid E-TECH traz seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade (com acionamento no volante), sistema multimídia Media Evolution e regulagem elétrica dos retrovisores, entre muitos outros itens.
A motorização elétrica, que rende 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque, é suprida por uma bateria de 26,8 kWh. Automático, esse Kwid tem autonomia de 265 km em ciclo misto e 298 km em ciclo urbano, segundo a norma SAE J1634 utilizada pelo Inmetro.
A recarga pode ser feita em tomada comum, em Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW ou em carregadores de corrente contínua (DC). Para carregar de 15% até 80% da carga da bateria em DC, são necessários 40 minutos, em um Wallbox de 7kW, são 2h54. Já em uma tomada doméstica de 220 volts são necessárias 8h57.
Recentemente, as regiões Sul e Sudeste começaram a receber alguns projetos de infraestrutura para a mobilidade elétrica que já estão em andamento. E agora é a vez da região Nordeste começar a trilhar este caminho com a inauguração de uma estação de recarga para carros elétricos em Salvador (BA), a primeira de uma extensa rede de carregamento de mais de 1.000 km que ligará a capital baiana a Natal (RN).
Chamado de Corredor Verde, a rede de carregamento está sendo construída pela holding Neoenergia. Trata-se do primeiro corredor de mobilidade elétrica da região Nordeste e será o maior do Brasil quando concluído no final do primeiro semestre de 2021 (a eletrovia da EDP e do Grupo VW é maior, mas só ficará pronta em 2023), interligando as capitais Salvador (BA) e Natal (RN), passando por Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB).
Na capital Paraibana já se encontra pontos de carregamento em diversos locais, os shopping Manaíra, apenas pagando o estacionamento, já existem vagas com carregadores elétricos. No Ferreira Costa também existem vagas especificas para quem vai recarregar seu carro, sem nenhum valor adicional ao cliente.