A iniciativa de ajudar os brasileiros que se encontram na Ucrânia a voltarem à Paraíba, após a guerra deflagrada pela Rússia contra o país vizinho, determinada pelo governador João Azevêdo, segue em processo adiantado, no entanto, o secretário executivo da Secretaria Estadual de Representação Institucional (SERI-PB), Adauto Fernandes explicou que os dados do quantitativo de paraibanos na Ucrânia aguarda liberação do Itamaraty.
Segundo ele, o Itamaraty detém todas as informações, uma vez que a liberação de visto para passaporte é centralizado junto aos Consulados que concentra todos os dados.
“Aguardamos que ainda nesta sexta-feira estejamos com a lista de todos os paraibanos que se encontram naquela região para dar todo o suporte aos que desejam repatriação. Está sendo feito um levantamento, e o Itamaraty se comprometeu com os estados a liberar uma nota ainda hoje com as informações que precisamos. O mundo vive mais um momento atípico, mas não podemos deixar de trabalhar pelos que estão precisando voltar à Paraíba”, disse.
Ele ainda destaca que, para que haja celeridade no processo de contato e repatriação, “todos os paraibanos e paraibanas que se encontram na Ucrânia podem entrar em contato, através do WhatsApp: +55 (61) 991368348, para que o governo da Paraíba possa auxiliar nos trâmites de repatriação, no consulado europeu”, reforçou.
Na última quinta-feira (24), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou nota em que pede a suspensão imediata das “hostilidades” da Rússia à Ucrânia. Foi a primeira manifestação oficial do governo após a invasão.
Click PB