O SBT, emissora de Silvio Santos, denunciou a novela ‘A Favorita’ ao Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, órgão do Ministério da Justiça responsável pela classificação indicativa de programas na TV.
Na alegação, a emissora aponta conteúdo inadequado para o horário da tarde. ‘A Favorita’ é escrita por João Emanuel Carneiro e está em sua primeira reexibição no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, da Globo. A novela foi ao ar originalmente em 2008, na faixa das 21h.
Com a denúncia, o selo de ‘A Favorita’ foi alterado. Antes, ela era não recomendada para menores de 12 anos. Após a denúncia e monitoramento por parte do MJ, a novela passou a ir ao ar com o selo de 14 anos. As informações são do Notícias da TV, que obteve acesso a documentos que comprovam a briga.
Após a decisão favorável ao SBT, a Globo recorreu, mas o DPJUS negou o pedido e ainda ameaçou colocar o selo de +16 anos, considerado maios “proibidão”.
O SBT denunciou a Globo após o Ministério da Justiça implicar com a exibição das novelas mexicanas no fim de tarde. A TV paulista alegou que os critérios eram diferentes para as emissoras com conteúdos similares. A Globo, no entanto, ficou inconformada porque o Ministério da Justiça analisou a versão íntegra e original de ‘A Favorita’, disponível no Globoplay, e não a editada, que é exibida diariamente no fim de tarde e corta cenas mais pesadas de morte e violência.
Apesar da reclamação, o Ministério da Justiça, no último dia 24 de agosto, manteve a decisão e decidiu dar o selo +14 para a produção. “A novela não encontra condições de ter o selo +12. Encontramos elementos de +16, mas vamos manter sua classificação como não recomendada para menores de 14 anos”, deliberou o Departamento de Promoção de Políticas de Justiça.