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Reputação x redes sociais: todo cuidado é pouco
19/01/2023 / 11:23
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A gestão de carreira e reputação no mundo corporativo requer uma vigilância constante e nos últimos anos mais uma nova frente e/ou fonte de permanente atenção se somou às preocupações no dia a dia dos executivos, corporações e instituições; ou pelo menos deveria. Trata-se do comportamento nas redes sociais, seja em que plataforma for. Não são ambientes tão novos assim mas, como ganham adesão e se popularizam cada vez mais, crescem com as redes sociais a necessidade de se ter muita cautela e precaução com todo tipo de exposição. 

O mundo acumula escândalos e casos de perda de reputação de pessoas, empresas, executivos, celebridades, enfim, e, por isso, alguns pontos comuns e regras básicas podem ser enumerados, já que uma simples postagem equivocada pode provocar um verdadeiro desmanche em uma imagem, muitas vezes duramente construída e nutrida durante meses e até anos. 

Segundo Pesquisa Global de Gerenciamento de Riscos da Aon, consultoria especializada em gestão de riscos e seguros, com cerca de três mil tomadores de decisão de empresas em 60 países, o uso inadequado das redes sociais pode afetar negativamente a receita da empresa, valor da marca, confiança, boa vontade e reputação ética. Antigamente, era necessário um grande escândalo para uma corporação ou instituição estar no noticiário diário. Hoje, basta um tweet inapropriado para arruinar a reputação de uma empresa. Há registros de casos de perda de 30% de valor de mercado de empresas com crises iniciadas nas mídias sociais.  

Nesse sentido, algumas reflexões se impõem para minimizar riscos e evitar problemas nas redes sociais, principalmente em se tratando de executivos, pessoas públicas e do universo jurídico.  

Antes, porém, é importante frisar que não se trata de descartar a presença e ativação nas redes sociais pois, se bem utilizadas, são um poderoso ecossistema de construção de valor. É unanimidade universal seu alto poder de gerar influência, negócios e parcerias. Uma presença sólida, consistente e bem construída nas redes pode garantir muito, muito mais do que milhares de seguidores; cria proteção, diálogo, autoridade, carreiras, dissemina conhecimento e muito mais. Mas o cuidado com a narrativa é fundamental e deve ser diversa, inclusiva, ética e verdadeira. 

Um dos pontos mais importantes é entender e se conscientizar que, na dinâmica avassaladora das redes sociais, a vigilância deve ser permanente e, na maioria dos casos, requer ajuda profissional. Isso porque demanda tempo e análise, e, não raro, mesmo uma pessoa não tendo feito post ou comentário equivocado, ainda assim pode ser alvo de uso indevido e distorcido do conteúdo postado

Outro foco importantíssimo de atenção é o conteúdo, claro. Não basta examinar se está certo ou errado. É necessário tentar e perseguir antever e ver além, antes de efetivamente postar. Portanto, é fundamental analisar se há qualquer margem para dupla interpretação, se pode de alguma forma impactar negativamente ou causar constrangimento a algo, alguém, alguma instituição ou a uma base de cultura e costumes da localidade e do público que o conteúdo poderá atingir, lembrando sempre o quão abrangente, gigantesco e engajado é o universo atual das redes sociais. Basta dizer que as gerações mais novas, por exemplo, já estão migrando do Google para as redes sociais nas pesquisas do dia a dia, notadamente para o Tik Tok e o Instagram. Tanto que já preocupa o poderoso Google, hoje, com sinal amarelo aceso diante dessa tendência.

Com exceção de empresas do universo da comunicação e marketing, a gestão das redes sociais não faz parte do core business da grande maioria dos demais empreendimentos. Por isso, desenvolver um plano estratégico de comunicação em que conste gestão de crise, reputação e até uma regulação própria da presença da empresa e seus executivos nas redes sociais pode ser o melhor caminho para mitigar os riscos inerentes, como já dissemos acima.

No Sin Group e na IMA contamos com ferramentas e profissionais especializados para monitorar, auditar, gerir, apoiar e até treinar nossos clientes para que tenham um fluxo mais seguro na utilização e ativação das mídias sociais. Se a gestão das redes e a mitigação de seus riscos for uma das dores do seu time de gestores, faça contato conosco que modelamos um módulo customizado para o seu negócio navegar com segurança nas águas turbulentas das redes sociais

Por fim, há de se concordar com a frase atribuída a Benjamin Franklin que estava certo sobre a vulnerabilidade da reputação de alguém. Ele afirmou: “São necessárias muitas boas ações para construir uma boa reputação e apenas uma má para perdê-la”.