João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 26.63ºC
IBOVESPA 128150.71
Euro 5.5439
Dólar 5.1031
Peso 0.0058
Yuan 0.7064
Residência na praia do Cabo Branco será cenário da Luxo Decor Brasil 2023
24/08/2023 / 09:31
Compartilhe:

Com o tema “Arquitetura Viva”, a segunda edição da mostra Luxo Decor Brasil (LXDB) que acontecerá em João Pessoa, está marcada para iniciar em outubro deste ano. O evento vai contar com profissionais e marcas renomadas nas áreas de Arquitetura, Paisagismo e Designer de Interiores que criarão cerca de 30 ambientes, expostos ao público ao longo de 45 dias.

Neste ano, a escolha do local para sediar a mostra foi o lindo casarão da avenida Cabo Branco, que foi residência do casal Austregésilo e Eleonora Freitas, personagens icônicos da alta sociedade paraibana. A decisão de utilizar o espaço como cenário para a LXDB 2023 é uma homenagem aos proprietários, assim como a todo o empenho que ambos colocaram no design e na história da casa. “Para a versão de 2023, precisávamos mudar a formatação da mostra e ir para um ambiente que tivesse traços históricos. Foi quando surgiu a oportunidade de trabalhar na casa que foi projetada por Acácio Gil Borsoi, um dos maiores arquitetos brasileiros. Ao lado a esposa, a celebre decoradora Janete Costa, que também participou da criação dos espaços, Borsoi assinou a criação arquitetônica e décor do imóvel, que fez o conceito da arte nordestina entrar em cena de forma festejada pelo Brasil. Ou seja, condiz totalmente com o que estávamos à procura e detém uma história riquíssima”, contou Gerardo Rabello, um dos organizadores da LXDB.

Detalhes – Construída na década de 1960, cada ambiente da residência foi concebido para convergir de forma harmoniosa em direção ao pátio central da casa. A construção não se limita somente às paredes, mas flui para os arredores, onde conta com um exuberante paisagismo natural. Com espaço de 1.500 metros quadrados, a casa é cercada de fauna e flora, com a presença de araras, saguis e árvores flamboyant, e fica de frente para o mar do Cabo Branco. Com primeiro andar, o terreno é dividido em duas estruturas, onde os profissionais desenvolverão seus ambientes para aproveitar os aspectos originais, mas usando a criatividade de acordo com o tema do evento.

Recanto da elite pessoense – Nas décadas passadas, a casa funcionava como refúgio da elite da capital. Desprovida de muros, ela se encontrava envolta por um exuberante jardim, adornado por coqueiros e uma variedade de plantas. Cada canto respira história e carrega vestígios das vidas que por ali passaram. Entre as memórias, destacam-se os encontros animados de amigos e familiares junto à imponente piscina, cujos guarda-sóis emprestavam um cenário de frescor e elegância. Em meio a um ambiente cativante, Austregésilo e Eleonora Freitas assumiram o papel de anfitriões, acolheram com graciosidade os convidados e estiveram presentes no cenário arquitetônico do estado.

É um projeto que transcende seu status arquitetônico, sendo uma representação da história e das relações que moldaram a sociedade na época. Ela possui resquícios dos encontros sociais, eventos e vínculos familiares. Cada detalhe relembra o passado e o celebra ao mesmo tempo. Ela é mais do que uma construção, é um legado que conecta gerações e inspira um profundo senso de pertencimento”, lembrou Gerardo.

A Luxo Décor Brasil acontece de outubro a dezembro de 2023. Para saber mais novidades, acesse @luxodecorbrasil no Instagram.