Houve um tempo em que investir em imóveis era tarefa de grandes empresários e especialistas no ramo, mas atualmente, a tarefa tem sido explorada também por quem busca uma renda extra sem correr tantos riscos. Neste cenário, os residenciais hoteleiros têm conquistado espaço por trazer lucros com segurança e sem exigir valores exorbitantes ou conhecimento técnico.
O modelo de negócio ganhou força por permitir a entrada segura no setor com valores acessíveis e sem necessidade de experiência prévia. Os empreendimentos funcionam como uma fusão entre hotel e condomínio residencial. Neles, é possível adquirir uma unidade individual que passa a ser gerida por uma empresa especializada. Os lucros gerados com operação hoteleira de todo o empreendimento são repassados a cada proprietário, independentemente se sua unidade foi ou não locada no período.
Além de receber periodicamente o retorno financeiro, o proprietário também pode usufruir do imóvel, seja para passar dias ou um período mais longo. O diretor comercial da Administradora Hoteleira Holanda, empresa do Grupo Holanda, Alexei Gonzalez, detalha que o formato une praticidade e retorno financeiro, sem que o investidor precise se desgastar com a gestão.
“A principal vantagem para investidores é a gestão terceirizada e profissional. Assim, não é necessário lidar com checkin e checkout, manutenção, limpeza, lavanderia entre outras obrigações do locador. Sem contar com o alcance de vendas do empreendimento quando todas as unidades são oferecidas em conjunto”, explicou.
Os residenciais hoteleiros são mais comuns em grandes centros urbanos e cidades com fluxo turístico e demanda constante por hospedagem. São Paulo e Rio de Janeiro possuem diversos empreendimentos nesse modelo, assim como Minas Gerais e Distrito Federal. João Pessoa, a capital paraibana e cidade com grande expectativa de crescimento econômico e turístico, recebe em breve o primeiro residencial hoteleiro.
Em João Pessoa – O Grupo Holanda, que em 2025 completa 50 anos de atuação no mercado da construção civil do estado, logo entregará um dos três empreendimentos previstos com serviço de hotelaria de alto padrão e voltado para o público familiar e corporativo
O primeiro já está em etapa de finalização e a entrega acontecerá ainda neste semestre. Será o Holanda Gold Hotel Praia de Tambaú, localizado à beira mar da praia de Tambaú e que está em fase de instalação de mobiliário e decoração. O segundo hotel do grupo também está em construção e será mais um na área de Tambaú. O terceiro residencial hoteleiro será localizado no bairro do Bessa, em um dos últimos terrenos ‘pé na areia’ da cidade.
O fundador e CEO do Grupo Holanda, Aldenor Holanda, aponta que a construção de três residenciais hoteleiros leva em conta a nova realidade da cidade paraibana, que tem se destacado internacionalmente como destino turístico.
“Esse é um formato moderno, prático e que pode ser opção do iniciante ao investidor mais experiente. Os três empreendimentos terão localização estratégica e estrutura para atender toda a demanda que tem chegado a João Pessoa”, afirma.
Grupo Holanda – Ao longo de seus 50 anos de história, o grupo passou por transformações e aprimoramentos, consolidando sua atuação nos setores de construção civil, engenharia e incorporação. Desde o início, a empresa se destacou pelo pioneirismo, cumprimento rigoroso dos prazos e pela alta qualidade de seus empreendimentos, tornando-se uma referência no mercado. Com mais de vinte projetos realizados na Grande João Pessoa, a Construtora Holanda se firmou como um dos principais nomes do setor e agora expande sua atuação, com a criação da empresa de administração hoteleira.