João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 33.93ºC
IBOVESPA 126525.85
Euro 5.4616
Dólar 5.1142
Peso 0.0058
Yuan 0.7058
Restaurantes de João Pessoa têm perfis clonados e consumidores precisam ficar atentos
29/06/2021 / 15:32
Compartilhe:

 

Desde o início da pandemia da COVID-19, os crimes cibernéticos aumentaram assustadoramente, em todos os segmentos e os restaurantes também foram vítimas dessas fraudes.

Na capital paulista, famosos estabelecimentos tiveram a “produção” de  falsos perfis e amargaram prejuízos, principalmente, na imagem deles.

Em João Pessoa, não foi diferente e se você acessar a página de alguns restaurantes bastante conhecidos na cidade encontrará notas de esclarecimentos sobre golpes que podem acontecer com o consumidor.

Há alguns meses, o Gulliver Mar vem alertando, na página do Instagram, sobre a tentativa dessa prática. O estabelecimento informa que não faz nenhuma pesquisa de satisfação, pedido de códigos de autorização ou promoções como estão sendo enviados para clientes através de um perfil falso com a finalidade de clonar o WhatsApp do consumidor.

Postagem feita pelo Gulliver Mar em seu Instagram

Muitos seguidores, que foram vítimas dessas práticas em todo país, tentaram avisar à central do Instagram, mas para surpresa deles, nada aconteceu, pois, segundo a rede, não existia infração de regras pelo “perfil clonado” citado, mostrando total falta de controle e detecção dessa modalidade de crime.

Segundo a Folha de São Paulo, A Casa do Porco, famoso restaurante paulista, teve perfis clonados com fotos roubadas e nomes bem parecidos para confundir o consumidor e aplicar os golpes. Diante dessa situação, informou, extrajudicialmente, o Facebook ( empresa  dona do Instagram), mas, como nada aconteceu, em outubro de 2020, entrou com uma ação judicial.