João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 18.9ºC
Patos 23.01ºC
IBOVESPA 132495.16
Euro 6.0175
Dólar 5.425
Peso 0.0056
Yuan 0.773
Reunião no TJPB define prazo para Saúde publicar lista de remédios até 20 de maio
24/04/2023 / 18:08
Compartilhe:

Até o dia 20 de maio, a Secretaria Estadual de Saúde publicará a Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (Reme), com mais de 200 remédios que têm fornecimento gratuito. Este foi um dos principais avanços de reunião que aconteceu na manhã desta segunda-feira (24) envolvendo o coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador José Ricardo Porto, o procurador-geral adjunto do Estado, Paulo Márcio Madruga, e o secretário estadual da Saúde, Jhony Wesllys Bezerra Costa, além da representante do Ministério Pessoa, Fabiana Lobo.

A reunião ocorreu na sede da Procuradoria-geral do Estado e complementa o primeiro encontro de trabalho, ocorrido no Nupemec, no Anexo do TJPB. Outro encaminhamento da pauta foram as tratativas para o efetivo funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Saúde. A ideia é iniciar os trabalhos do Cejusc Saúde ainda neste semestre.

“O Estado tem a responsabilidade de administrar o fornecimento desses medicamentos, sobretudo, para as pessoas pobres. É uma iniciativa muito importante, já que a lista nunca tinha sido objeto de solução durante toda a história da Saúde na Paraíba”, destacou o desembargador José Ricardo Porto. O magistrado afirmou que a reunião foi de grande importância, “já que a Reme pode ser considerada como ponto de partida para o funcionamento da Cejusc Saúde”.

A Reme vai trazer aqueles medicamentos que estão contidos na assistência farmacêutica, e não outros procedimentos. A próxima reunião ficou agendada para o dia 2 de maio, às 9h, na Procuradoria-geral.

Para o procurador-geral adjunto, a reunião foi produtiva na medida em que o Nupemec, por iniciativa do desembargador José Ricardo Porto, identificou os problemas e buscou soluções para demandas judiciais, que têm por objeto matérias relacionadas à Saúde, mais especificamente ao fornecimento de medicamentos e realização de procedimentos cirúrgicos.

“A Secretaria de Saúde também se comprometeu em disponibilizar um grupo de profissionais para interagir com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Saúde e otimizar, de maneira mais célere e efetiva, a solução das questões em conflito em tais demandas judiciais”, disse Paulo Márcio Madruga.

“O Estado tem total interesse em participar dessa política de conciliação. A publicação dessa Reme é um prova disso. Sabemos do nosso papel nesse processo, para que os usuários tenham acesso aos medicamentos de forma mais rápida e eficiente. Vamos dialogar com os representantes do Judiciário, Procuradoria e Ministério, para alcançarmos o objetivo principal, que é atender o cidadão, facilitando o acesso ao Sistema Único de Saúde”, afirmou Jhony Wesllys Bezerra Costa.

Já a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde (CAO-Saúde), Fabiana Lobo, disse que “a criação do Centro de Saúde é de fundamental importância, tendo em vista que a conciliação é sempre o melhor caminho, desde que garanta a celeridade e a efetiva prestação jurisdição”.

Justiça 4.0 – Também participaram da reunião os coordenadores adjuntos do Nupemec-TJPB, juíz Jailson Shizue Suassuna e a juíza Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga, e ainda o juiz da 3ª Vara Mista da Comarca de Sapé e do Núcleo de Justiça 4.0, Renan do Valle Melo Marques. “A ideia também estabelece uma política de conciliação, na Saúde, envolvendo o Núcleo de Justiça 4.0, que trata das ações contra o Estado da Paraíba a respeito do fornecimento de medicamento e procedimentos cirúrgicos, com a efetivação dos serviços virtuais do Centro de Saúde”, acrescentou Renan Valle. O juiz informou, ainda, que, com a publicação da Reme, será possível traçar o fluxo de ações em conjunto com o Nupemec.