Candidatos que participaram da primeira edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) têm até esta quinta-feira (15) para interpor recursos contra o resultado provisório da prova discursiva. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pelo Sistema Revalida, conforme orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o edital, os recursos devem abordar apenas as pontuações atribuídas a cada quesito avaliado, com base na versão definitiva do padrão de resposta. É importante ressaltar que o participante não deve se identificar em nenhuma parte do texto do recurso, sob pena de ter o recurso reperovado automaticamente.
O resultado final da prova discursiva será divulgado em 3 de junho, na Página do Participante, acessível com login no portal Gov.br. A análise da banca corretora incluirá justificativas individualizadas para deferimento ou indeferimento dos recursos.
A primeira etapa do Revalida 2025/1 ocorreu em 23 de março, com 93,63% de presença entre os 17.778 inscritos. As provas objetiva e discursiva foram aplicadas em 11 capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
As notas provisórias juntamente com o padrão de respostas definitivo foram divulgados pela autarquia na última sexta-feira (9).
O exame, realizado anualmente pelo Inep desde 2011, é composto por duas etapas eliminatórias: teórica e prática. A aprovação na prova teórica é requisito para avançar à fase prática, que avalia habilidades clínicas em cenários profissionais diversos.