Joana Paula, CEO e fundadora da RevigoradaMente, diz que sua empresa nasceu de uma experiência pessoal que virou metodologia: “o sucesso profissional sem bem-estar é insustentável”. A partir desse princípio, e de uma jornada de recuperação de burnout iniciada em 2019, Joana desenvolveu uma plataforma e uma abordagem baseada em neurociência para levar autocuidado e prevenção ao ambiente de trabalho. A RevigoradaMente é uma das startups residentes do Ilha Tech, hub de inovação sediado em João Pessoa que conecta empresas, instituições, formação e projetos de impacto na Paraíba.
A RevigoradaMente nasceu da experiência de Joana ao enfrentar burnout e buscar, na neurociência do comportamento, ferramentas eficazes de recuperação. A partir daí ela estruturou uma metodologia própria para prevenção e cuidado contínuo, com foco no bem-estar integral, em sete dimensões que abrangem saúde física, mental, social, intelectual, financeira, profissional e espiritual.
“Transformei minha necessidade em método. Hoje queremos que as empresas invistam em pessoas antes que o problema vire doença”, diz Joana. A empresa atua majoritariamente no mercado corporativo, oferecendo consultoria estratégica para RH e lideranças, com ênfase na gestão de riscos psicossociais e conformidade à NR-1.
“A proposta central da RevigoradaMente é ser uma empresa especializada em Bem-Estar Corporativo e melhorias na Saúde Ocupacional. Seu foco principal é capacitar as empresas a cultivarem um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, guiando-as no cumprimento da NR-1 – desde a classificação e mapeamento de dados até o plano de ação e monitoramento – com uma ênfase primordial na Gestão de Riscos Psicossociais”, explica.
A RevigoradaMente se dedica a promover o bem-estar integral, ensinando e incentivando colaboradores a praticarem o autocuidado e adotarem hábitos saudáveis em todas as sete dimensões da saúde (física, mental, social, financeira, profissional, intelectual e espiritual). Para isso, utiliza uma metodologia própria baseada na neurociência, no cuidado contínuo e personalizado, com o objetivo de prevenir doenças crônicas e aliviar transtornos como ansiedade, depressão e burnout.
“A RevigoradaMente busca ser uma referência nesse campo, transformando vidas e ambientes por meio de soluções impulsionadas por inteligência de dados”, ressalta Joana Paula.
O público-alvo da startup são principalmente empresas e instituições que buscam investir na saúde e no bem-estar de seus colaboradores, visando a conformidade com a NR-1 e a melhoria do clima organizacional. Dentro dessas organizações, os principais interlocutores são os departamentos de Recursos Humanos (RH) e a liderança corporativa. Os colaboradores dessas empresas são os beneficiários diretos dos programas, ferramentas e treinamentos oferecidos pela RevigoradaMente, sendo o foco final de todas as iniciativas de capacitação e cuidado.
A NR-1 (Norma Regulamentadora 1) é a norma fundamental de segurança e saúde no trabalho no Brasil, estabelecendo diretrizes gerais para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). As atualizações de 2024/2025 trouxeram a obrigatoriedade do gerenciamento de riscos psicossociais, como estresse e assédio, e reforçaram a importância de medidas preventivas para a saúde mental dos trabalhadores, com mudanças que começaram a vigorar em maio de 2025.
“A atuação atual da RevigoradaMente se concentra no ambiente corporativo. Operamos como uma consultoria estratégica para empresas e instituições, com a missão de elevar os padrões de bem-estar corporativo e saúde ocupacional. Nossas intervenções são cuidadosamente desenhadas para serem implementadas diretamente com o quadro de colaboradores dessas organizações, assegurando que os benefícios do autocuidado e da saúde mental se traduzam em um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e engajador. Dessa forma, apoiamos as empresas a investirem em seu maior ativo: as pessoas.”
* Assessoria em NR-1 / Riscos Psicossociais: mapeamento, classificação, plano de ação e dashboard com grau de risco.
• Consultoria em bem-estar integral: mapeamento das 7 dimensões + workshops temáticos.
• Treinamentos e programas preventivos (palestras, dinâmicas, capacitações).
• Game Jollity: plataforma gamificada que entrega trilhas diárias personalizadas para colaboradores, incentivando hábitos saudáveis e autocuidado de forma engajadora, combinando neurociência, dados e tecnologia.
Segundo Joana, o Game Jollity é a peça-chave para escalar a metodologia: “a gamificação torna simples o que costuma ser negligenciado, pequenas ações diárias que, somadas, transformam o dia a dia do trabalhador”.
“Nesse contexto, destaca-se o Game Jollity como a principal ferramenta inovadora da RevigoradaMente. Por meio de uma plataforma gamificada, o Game Jollity entrega aos colaboradores trilhas personalizadas de atividades diárias que envolvem as sete áreas da saúde. Essa abordagem divertida e envolvente é projetada para capacitar as pessoas a praticarem o autocuidado e hábitos saudáveis, prevenindo doenças crônicas e aliviando transtornos de ansiedade, depressão e burnout de forma eficaz”, diz Joana Paula, CEO e Founder da startup RevigoradaMente.
A trajetória da startup já soma aprovações em editais, prêmios e programas de incubação, entre eles o Parque Tecnológico Horizontes (João Pessoa), o programa “A Praça” em Portugal e o QualiExporta, que abre portas para atuação internacional. O principal desafio hoje, segundo Joana Paula, é a captação de recursos para desenvolver totalmente o Game Jollity e suas funcionalidades planejadas.
“Capacitamos as pessoas através de uma plataforma de mudança de hábitos e comportamentos, que oferece atividades diárias para o bem-estar. Cada colaborador recebe uma trilha personalizada de cuidados, que de forma divertida e gamificada, aborda as 7 áreas da saúde (física, mental, social, financeira, profissional, intelectual e espiritual). Nossa metodologia própria, baseada na neurociência e no cuidado continuado, foca na prevenção de doenças crônicas e no alívio de transtornos emocionais. O aplicativo Game Jollity é um exemplo de como utilizamos ciência, dados e tecnologia para personalizar essa jornada”, pontua Joana.
Os dados reforçam a relevância de iniciativas como a da RevigoradaMente. Pesquisa recente conduzida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), como parte das ações da campanha Setembro Amarelo, mostram que um em cada quatro brasileiros relatou ter pensado em suicídio nos meses anteriores ao inquérito, um alerta que aumenta a urgência de prevenção e acolhimento.
No plano global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que mais de 720 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, em todo o mundo, sendo o suicídio uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Em 2025 o tema ganhou também marco legislativo: a campanha Setembro Amarelo foi institucionalizada com a sanção presidencial da Lei nº 15.199/2025, que estabelece ações nacionais de prevenção ao suicídio e à automutilação, contexto que reforça a necessidade de projetos contínuos, dentro e fora das empresas. Na prática, a mobilização nacional, idealizada no fim de 2014 por diversas entidades, passa a ter o status de política pública nacional com a nova legislação.
No Brasil, em 2023, mais de 16,8 mil óbitos por suicídio foram notificados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS).
A startup combina três frentes complementares: captação de dados e mapeamento de risco, intervenções educacionais e acompanhamentos (telepsicologia; monitoramento; planos de ação para gestão de crise emocional). Essa abordagem permite que o cuidado deixe de ser apenas campanha pontual (setembro) e passe a integrar a rotina das organizações — exatamente o que Joana enfatiza: “não trabalhamos apenas em setembro, promovemos cuidado contínuo.”
Além disso, programas como a Cartilha Amarela do Ministério do Trabalho e Emprego (que orienta prevenção de assédio e suicídio relacionado ao trabalho) demonstram que há uma agenda institucional crescente para atuação nas empresas, espaço no qual soluções como a da RevigoradaMente se encaixam como ferramenta prática para implementação.
O documento trata o suicídio como um grave problema de saúde pública e alerta para os impactos de práticas abusivas e ambientes de trabalho hostis à saúde física e mental de trabalhadores. A cartilha relaciona os principais alvos do assédio moral: mulheres, pessoas com deficiência (PCD), com idade avançada, população LGBTQIAPN+, pessoas de outra região do país, de outras nacionalidades ou culturas, além de doentes ou acidentados.
“Abordamos a prevenção ao suicídio e a saúde mental de forma proativa e contínua, não apenas em campanhas como o Setembro Amarelo, mas durante todo o ano. Isso se reflete em nossa expertise em Gestão de Riscos Psicossociais, no compromisso com a NR-1 como empresa promotora de saúde mental e nos serviços de Telepsicologia, Monitoramento e Gestão de Crise Emocional. Nosso programa de cuidado integral e o Game Jollity são desenhados para aliviar transtornos como ansiedade e depressão, fornecendo ferramentas de autocuidado e apoio contínuo que são essenciais para a manutenção da saúde mental e, consequentemente, para a prevenção de quadros mais graves”, reforça a CEO da RevigoradaMente.
No Brasil, a rede pública conta com Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que oferecem atendimento especializado em saúde mental com equipes multiprofissionais. O apoio emocional gratuito também pode ser buscado no Centro de Valorização da Vida (CVV), disponível 24 horas pelo telefone 188, chat e e-mail. Em situações de emergência, o Samu (192) e a Polícia Militar (190) podem ser acionados imediatamente.
O trabalho da RevigoradaMente ganha tração por estar inserido no Ilha Tech, ecossistema fundado pelo publicitário e jornalista Ruy Dantas, que reúne startups residentes, formações e linhas de impacto social, com frentes como Ilha Hub, Ilha Impacto, Ilha Org, A Comunidade, Ilha Innovation e Ilha Edu. O hub funciona como ambiente de cocriação onde empresas e startups recebem suporte para validar produtos, acessar editais e conectar a mercado.
Inserida nesse ecossistema colaborativo, a RevigoradaMente compartilha espaço com iniciativas como TrêsBê Delas, Edidesk, Lançar 21, Pakot Express, Zandir, Inovenow e a Keek Inteligência Analítica — empresa de tecnologia especializada em análise de mercado, monitoramento 360º e checking de mídia. Todas fazem parte do Ilha Tech, hub de inovação sediado em João Pessoa (PB) que conecta startups, empresas e instituições na criação de soluções para economia criativa e impacto social.
Com uma atuação integrada em comunicação, tecnologia e negócios, o Ilha busca impulsionar projetos, formações e parcerias capazes de fortalecer a competitividade e o desenvolvimento regional, funcionando como um ambiente fértil para que modelos inovadores como o da RevigoradaMente ganhem escala e alcance.
Nos planos de expansão, Joana projeta crescimento nacional até 2026 e passos internacionais já em curso para Portugal e Argentina — uma ambição que combina tecnologia (Game Jollity), ciência (metodologia validada) e impacto social.
“Pequenas práticas diárias salvam vidas e transformam empresas. Investir em bem-estar é investir em futuro. Essa expansão geográfica representa nosso compromisso em impactar um número cada vez maior de vidas e organizações com a nossa metodologia e tecnologia, reforçando nossa posição como referência em bem-estar corporativo”, reflete a CEO e Founder da startup.
“No contexto do Setembro Amarelo e em todos os dias, a mensagem da RevigoradaMente é clara: o autocuidado é uma jornada contínua e fundamental para o bem-estar integral. A saúde mental não é ausência de problemas, mas a capacidade de lidar com eles e de viver uma vida plena. É crucial quebrar o estigma, falar sobre o que sentimos e buscar ajuda profissional quando necessário. Lembrem-se que cuidar da sua mente é tão vital quanto cuidar do seu corpo. Pequenas ações diárias, como as propostas em nossa trilha de bem-estar, podem fazer uma grande diferença. Priorize-se, cuide-se e não hesite em procurar apoio. Você não está sozinho(a)”, lembra ela.