O influenciador digital Rico Melquíades, vencedor do reality show A Fazenda 13, compareceu nesta quarta-feira (14/5) ao Senado Federal para depor como testemunha na CPI das Bets, que investiga a atuação de plataformas de apostas on-line no Brasil e a influência de personalidades digitais na promoção desse tipo de conteúdo.
A participação de Rico ocorre um dia após o depoimento da influenciadora Virgínia Fonseca, e marca uma nova fase da comissão, que passou a ouvir influenciadores suspeitos de publicidade irregular de jogos de azar.
Rico obteve junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de permanecer em silêncio em perguntas que possam resultar em autoincriminação. A decisão foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que também garantiu ao influenciador o acompanhamento de advogados durante a oitiva.
Em janeiro deste ano, Rico foi um dos alvos da Operação Game Over 2, deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas, que investigou a promoção indevida de jogos de azar por influenciadores.
As oitivas com influenciadores ocorrem na reta final da CPI, que ainda pode ser prorrogada.