Na noite desse sábado (30), no Hospital de Trauma de Campina Grande, familiares de uma paciente de 43 anos, diagnosticada com morte encefálica, autorizaram a doação de rins e córneas após uma entrevista com a equipe da Central Estadual de Transplantes.
Antes da captação dos órgãos, houve uma homenagem chamada “Cortejo da Vida”, onde a equipe formou um corredor humano da UTI até o Bloco Cirúrgico.
Os rins foram encaminhados à Central de Transplantes de Pernambuco, devido à falta de receptores compatíveis na Paraíba. As córneas foram destinadas ao Banco de Olhos da Paraíba e beneficiarão duas pessoas na lista de espera.
A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, atribuiu o aumento das doações na Paraíba à campanha “Setembro Verde” promovida pelo Governo do Estado e à divulgação de informações sobre o processo de doação e transplantes.
Até o momento, foram realizados 186 transplantes na Paraíba este ano, incluindo córneas, coração, rim, fígado e medula óssea. O estado atualmente possui 514 pessoas aguardando um órgão ou tecido.
F5online com as informações MaisPB