O Dia Mundial da Água é comemorado nesta quarta-feira (22), mas o que deveria ser uma celebração, a data serve como reflexão sobre o consumo e preservação desse recurso natural.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Cerrados, alerta que caso o ritmo de exploração agropecuária permaneça com os níveis atuais, até 2050 o Cerrado pode perder 33,9% dos fluxos dos rios.
A pesquisa indica que o cultivo de soja, milho e algodão, assim como a pecuária, têm influenciado o ciclo hidrológico. Evidencia também que mudanças do uso do solo provocam a redução da água em 56% dos casos e que o restante (44%) está associado a mudanças climáticas.
Um bioma não existe sem o outro e mesma atenção que reservam à Amazônia, deve acontecer com essa situação, por parte de autoridades e especialistas. O alerta é do fundador e diretor executivo do Instituto Cerrados, Yuri Botelho Salmona.
A água é uma das principais riquezas da natureza e sem dúvidas, item essencial de sobrevivência neste planeta. O consumo consciente e preservação do meio ambiente é fundamental não só para o bem-estar de nossa geração e gerações futuras, mas para assegurar a vida de tantas espécies. Assegurar nossa existência.
F5 Online com reportagem de Aline Ramalho