O TikTok iniciou testes de uma nova plataforma de streaming de jogos para rivalizar com Twitch TV, YouTube e Facebook Gaming. Segundo informações do portal TechCrunch, o serviço se chama TikTok Live Studio e permitirá que os usuários façam lives direto do desktop e dos consoles. No momento, os experimentos estão sendo limitados para um pequeno número de pessoas no mercado ocidental. Algumas imagens dessa fase de testes já foram divulgadas nas redes sociais e apresentaram um software ainda bastante simples, mas que mostrou informações relevantes sobre seus recursos futuros.
As primeiras imagens do TikTok Live Studio foram divulgadas no Twitter pelo jornalista Zach Bussey. Além de explicar que a plataforma ainda está em fase inicial de produção, ele comentou que o site conta com cenas em paisagem e retrato, e inclui opções de captura para jogo, captura direta de dispositivo mobile, captura de vídeo, entre outros. Zach também mencionou o número bastante limitado de emotes, que deve evoluir conforme os testes avançam.
Tiktok has quietly launched its own streaming software called TikTok Live Studio. #StreamerNews pic.twitter.com/SOxJshxWy7
— Zach Bussey (@zachbussey) December 15, 2021
O lançamento do TikTok Live Studio marcaria uma expansão na estratégia da empresa, que atualmente permite que seus usuários façam lives apenas de dispositivos mobile. É provável também que a plataforma busque chamar a atenção dos streamers de jogos eletrônicos para realizar suas transmissões pelo novo software.
Atualmente, as lives do TikTok contam com ferramentas de monetização, além de possibilidade de agendar eventos, fazer perguntas e respostas e mais. Seria possível que, com uma estrutura mais robusta, o TikTok Live Studio virasse uma opção para streamers. Hoje, muitos utilizam o TikTok para divulgar lives na Twitch ou Facebook Gaming, o que faz com que o público deixe o app em que estavam navegando. Com a nova ferramenta, seria possível realizar as transmissões na própria plataforma.
Vale ressaltar que o app já permitiu fazer lives a partir de desktops, mas apenas com o uso de programas de terceiros, como o Streamlabs, limitado apenas para convidados. Outro programa famoso que também era utilizado com esse intuito era o Loola.tv, desabilitado para maior parte dos usuários em julho de 2021. Informações sobre os testes do TikTok Live Studio ainda são estão claras e ainda não existe previsão de quando o serviço será disponibilizado para todos os usuários.