João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 29.72ºC
IBOVESPA 145593.63
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Rogério Varella toma posse como membro do Conselho Nacional do Ministério Público
10/05/2022 / 16:33
Compartilhe:

O advogado paraibano Rogério Varela tomou posse nesta terça-feira (10) como novo membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ele vai representar a advocacia no conselho durante o biênio 2022/2024, juntamente com o advogado Rodrigo Badaró, que também tomou posse no mesmo evento, realizado em Brasília.

Em seu discurso, Varella falou da expectativa da sua atuação como membro do Conselho e declarou se sentir chegando a uma “nova família”, a do Ministério Público.

Minha primeira impressão do CNMP é de abertura para a sociedade e não apenas o exercício de um controle externo. Vai muito além. É um chamamento democrático, uma abertura para a sociedade. Rogo a Deus para que eu possa honrar tamanha responsabilidade”, afirmou Varella.

Na solenidade, o presidente do Conselho, o procurador-geral da República Augusto Aras, destacou a importância da participação dos advogados como membros do Conselho. “A presença da OAB é essencial ao equilíbrio da composição do CNMP. A composição mista dessa casa permite que a sociedade brasileira aqui esteja representada em seu pluralismo”, afirmou o presidente.

Presidente da Rede Paraíba, Eduardo Carlos, prestigia posse do advogado Rogério Varela. Foto: divulgação

O evento foi prestigiado por diversas autoridades, inclusive paraibanas, como o procurador da República, Edílio Magalhães, e o presidente da Rede Paraíba de Comunicação, o empresário Eduardo Carlos, que foi homenageado por Varela em seu discurso, pelo apoio em todo o processo. Além deles, também participaram da solenidade o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Júnior, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho de Justiça Federal (CJF), Humberto Martins.

Trâmite

Rogério Varela foi escolhido pelos conselheiros federais que compõem as bancadas dos 26 estados e do Distrito Federal e, no início do mês, passou pela sabatina no Senado, que teve relatoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Após a aprovação foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro. O ato foi publicado no última dia 26 de abril.

“Quero, antes de tudo e principalmente, agradecer a todos que me ajudaram nessa jornada. Agradecer a advocacia da Paraíba, que acreditou em meu nome e depositou, em meu nome, a confiança para representar a advocacia da Paraíba perante o CNMP. Agradecer o presidente Harrison Targino, o sempre presidente Paulo Maia e tantos outros amigos de jornada por esse voto de confiança. Quero também deixar externado que peço a Deus iluminação, paz, tranquilidade e sabedoria para que eu possa auxiliar na missão de controle dos atos administrativos do MP”, disse Varela.

Conversa Política/ Jornal da Paraíba