João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.57ºC
IBOVESPA 125946.09
Euro 5.4435
Dólar 5.1177
Peso 0.0059
Yuan 0.7071
O que é ROI? Como calcular? Qual a importância desta métrica?
12/05/2023 / 16:31
Compartilhe:

ROI significa return on investment, que traduzindo para o português fica retorno sobre investimento. Trata-se de uma métrica utilizada para mensurar o rendimento gerado por um investimento realizado pela empresa. Em outras palavras, o ROI é o que utilizamos para calcular o lucro que uma aquisição gerou para a companhia.

 

Estamos falando de uma métrica extremamente importante, uma vez que revela como está a saúde financeira de uma organização com base na forma como esta direciona seus recursos. Assim, seu cálculo é vital para a tomada de decisão.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem com a gente!

 

Neste artigo, explicamos o que é ROI, qual a fórmula para calcular o retorno de investimento e como calculá-lo na prática com exemplos didáticos. Boa leitura!

O que é ROI?

ROI é a sigla para return on investment, ou retorno sobre o investimento, em português. Trata-se de uma métrica utilizada para calcular a taxa de lucro obtida por uma empresa a partir de uma aplicação, seja a aquisição de uma nova ferramenta, a contratação de um serviço ou de um sistema, como um software de CRM.

Qual o objetivo do ROI?

A principal função do ROI é permitir com que líderes conheçam o retorno financeiro gerado a partir de determinado investimento. Isto é, quanto de lucro tal ação gerou.

Por que é importante fazer o cálculo do ROI?

A partir do cálculo do ROI é possível mensurar os impactos que determinada ação teve para a empresa. Dessa forma, esse indicador é vital para a saúde financeira da companhia, contribuindo para seu planejamento estratégico e tomadas de decisão.

 

Sem esta análise fica difícil saber se a aquisição de uma nova ferramenta, por exemplo, foi um sucesso ou um fracasso, bem como quais passos tomar a seguir.

 

Ou seja, o cálculo do ROI é uma importante estratégia para aferir a efetividade de um investimento, uma vez que ele nos mostra o impacto financeiro desta ação.

Como calcular retorno de investimento?

O cálculo do ROI é muito simples. Para descobrir qual foi o retorno de um investimento, basta subtrair do lucro total os custos da aquisição/contratação, dividindo o resultado por este mesmo custo. E, para saber o valor percentual, é só multiplicar o resultado por 100. Logo, a fórmula do ROI fica assim:

 

ROI = [(lucro total – investimento) ÷ investimento] x 100

 

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo prático:

 

Digamos que você montou uma empresa de médio porte, investindo R$ 10 mil reais para compra de equipamentos. Ao fim de seis meses, obteve um lucro total de R$ 50 mil (já descontando salários e despesas diversas). Aplicando a fórmula, temos:

 

ROI = [(50.000 – 10.000) ÷ 10.000] x 100

ROI = [40.000 ÷ 10.000] x 100

ROI = 4 x 100

ROI = 400%

 

Ou seja, neste período, seu retorno sobre o investimento inicial foi de 400%.

Como saber se o ROI é bom ou ruim?

O exemplo acima é bastante simples, mas cumpre seu propósito de ilustrar o conceito. Agora, na vida real as coisas nem sempre são tão fáceis assim. Por isso, é importante entender como analisar o ROI, a fim de entender se ele é bom ou ruim.

 

O ponto básico aqui é compreender que um ROI positivo geralmente significa lucro, mas isso nem sempre quer dizer que o investimento valeu a pena.

 

Por exemplo, se o seu ROI for muito baixo, ainda que positivo, ele pode indicar prejuízo, já que temos que considerar o impacto de fatores externos como imposto de renda e inflação.

O que significa um ROI negativo?

Se o ROI for negativo, invariavelmente você estará no prejuízo, infelizmente.

 

Isso significa que a decisão de compra/contratação não foi tão assertiva quanto deveria, fazendo com que a empresa perdesse dinheiro.

 

Por isso, antes mesmo de realizar o investimento, é importante fazer os cálculos e estimar quanto de lucro ele pode gerar para a companhia. Dessa forma, você será capaz de tomar decisões mais seguras e bem-informadas.

Qual é o ROI ideal?

Não há uma resposta definitiva para esta pergunta, já que isso depende de uma série de fatores. No entanto, é consenso que quanto mais alto for o ROI, melhor, obviamente. Mas, vamos elaborar um pouco mais.

 

Sabemos que um ROI de 100% indica que, além de recuperar o dinheiro investido, ele foi dobrado. Contudo, muitas vezes a margem de lucro não é tão alta assim.

 

Então, digamos que você adquiriu uma máquina nova, que tem gerado um ROI de 20% ao mês. Isso significa que no prazo de cinco meses irá recuperar o dinheiro investido, correto? Assim, um ROI mais baixo indica mais tempo para o retorno.

ROI: a bússola para uma boa gestão de recursos

Além de ser muito simples, o cálculo do ROI é extremamente importante para manter a saúde financeira de uma empresa. Por isso, essa métrica sempre deve ser considerada antes de qualquer decisão de investimento.

 

Quanto mais alto for um ROI, maior é o retorno sobre o investimento, gerando mais lucro e indicando assertividade na decisão.

 

Por outro lado, quando essa métrica é muito baixa, é importante questionar se essa aplicação realmente é necessária ou se não há alguma opção melhor no mercado. 

 

Se essas informações foram úteis para você, compartilhe com seus colegas de trabalho. Assim, todos entenderão o que é ROI, como calcular e qual a importância dessa métrica para o dia a dia de uma organização.