A Romaria de Nossa Senhora da Penha retomou as ruas de João Pessoa neste sábado (26). Durante toda a noite e madrugada deste domingo (27), milhares de fiéis caminharam em procissão da Igreja de Lourdes, no Centro, até o Santuário da Penha. A festa de devoção comemora 259 anos de tradição e não ocorria desde 2019, devido à pandemia de Covid-19. O cortejo foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena e a primeira-dama Lauremília Lucena.
“Para mim é motivo de muita alegria, pois a procissão resgata uma tradição religiosa importante da cidade. Participo há mais de 25 anos dessa procissão e, depois da pandemia, nada melhor do que estar aqui novamente pedindo bênçãos e proteção”, afirmou o prefeito.
O percurso, marcado pela demonstração de fé dos romeiros, tem 14 km de extensão, saindo da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, logo após missa ministrada pelo Padre Francisco de Assis Azevedo. “Esta é a segunda maior manifestação mariana em todo o Brasil, depois do cirio de Nazaré, em Belém, e uma grande manifestação da fé dos paraibanos”, destacou.
A caminhada seguiu pela Avenida Dom Pedro II, bairro dos Bancários e Av. Hilton Souto Maior até o bairro da Penha, onde se localiza o Santuário dedicado à Santa. No local, o evento foi encerrado com celebração liderada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.
A realização da 259 Procissão de Nossa Senhora da Penha contou com o apoio de agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) que realizaram bloqueios, desvios e deram orientações aos condutores para garantir a segurança viária no percurso.
A Guarda Civil Metropolitana também montou esquema e reforçou a segurança em todo o trajeto e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) levou atrações musicais cristãs para a festa.