O ex-prefeito de João Pessoa e atual deputado estadual, Luciano Cartaxo (PT), defendeu que o partido deve ter uma candidatura própria nas eleições municipais de 2024. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (13) ao repórter do programa F5 Fábio Augusto.
“O debate eleitoral começa a partir do momento que eu coloco meu nome também à disposição. (…) Todos os partidos vão começar a se mobilizar nesse sentido. E na hora oportuna, que é o ano que vem, vai se aprofundar essa discussão sobre a escolha do candidato que o PT deve ter nas eleições municipais. Eu acredito que o PT não pode abrir mão de disputar João Pessoa. Um partido grande, um partido que elegeu o presidente Lula, um partido forte e que não pode olhar pra capital da Paraíba e passar em branco numa eleição tão importante”, disse Luciano Cartaxo.
No entanto, também na manhã desta segunda-feira, o presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, ponderou sobre uma possível candidatura própria do partido para o cargo de prefeito de João Pessoa nas próximas eleições.
“Eu acho que ele, Luciano, tem todo o direito de colocar o nome dele à disposição, debater a cidade de João Pessoa. É um ex-prefeito muito identificado com a cidade. Agora eu acho que esse debate está muito cedo ainda”, afirmou Jackson Macêdo ao repórter Fábio Augusto.
O presidente do PT acrescentou que a decisão de uma candidatura própria não pode se dar apenas dentro do partido. “A primeira coisa é que nós estamos numa federação. E essa federação vai estar valendo para as eleições de 2024, passa pelos interesses também do PCdoB e do PV. Segundo, eu acho que o PT chegou num grau de maturidade política que só faz sentido disputar uma eleição importante como João Pessoa se a gente tiver uma candidatura robusta e que realmente tenha chance”, disse.
O deputado Luciano Cartaxo tem feito recorrentes críticas à gestão do atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, inclusive na Assembleia Legislativa. As falas de Cartaxo causaram desconforto entre alguns membros da Casa, a exemplo do presidente Adriano Galdino, que afirmou não ser aquele o espaço adequado para as críticas à Prefeitura.
As ofensivas de Cartaxo (PT) contra Cícero (PP) têm sido lidas como um posicionamento antecipado para as eleições de 2024. O atual prefeito, no entanto, é um aliado do atual governador João Azevêdo. João, por sua vez, declarou apoio ao líder do PT Luiz Inácio Lula da Silva nas recentes eleições para a Presidência.
As lideranças nacionais do PT deverão determinar a posição do partido nas eleições municipais de 2024. Um eventual apoio a Cícero Lucena, portanto, já é especulado no meio político.