28.1 C
João Pessoa

Rússia e Ucrânia devem assinar hoje um acordo para reabertura dos portos

A Rússia e a Ucrânia devem assinar um acordo nesta sexta-feira (22) que garantirá a reabertura dos portos ucranianos no Mar Negro. A iniciativa visa retomar a exportação de grãos e combater a escassez global de alimentos.

“A cerimônia de assinatura do acordo de embarque de grãos, na qual o presidente [da Turquia] Recep Tayyip Erdogan e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, estarão presentes, será realizada com a participação da Ucrânia e da Rússia”, disseram autoridades turcas nesta quinta-feira (21).

Leia Também

Em um vídeo publicado nos seus perfis em redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que “aguarda novidades” vindas da Turquia sobre o desbloqueio de exportações nos portos do país.

A Rússia não se pronunciou sobre o acordo. Moscou nega qualquer responsabilidade no agravamento da crise alimentar e atribui às sanções ocidentais.

Desde o começo da guerra, em 24 de fevereiro, mais de 20 milhões de toneladas de grãos ucranianos foram bloqueados pelas forças russas. A interrupção na cadeia desencadeou uma crise global, aumentando o preço dos alimentos e deixando os países mais pobres sem comida.

A primeira rodada de negociações foi realizada na semana passada, mas não houve avanços, mas o secretário-geral da ONU, António Guterres espera que o acordo se concretize nesta sexta.

DÊ SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Debate na Paraíba: Pedro Cunha Lima é o nome mais buscado na web durante o primeiro debate entre candidatos ao Governo

O primeiro debate para o Governo da Paraíba das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7), trouxe à tona a forte disputa dos...

BAND ELEIÇÕES: F5 Online transmite ao vivo primeiro debate entre os candidatos a governador da Paraíba

Faltando menos de dois meses para as eleições 2022, os candidatos ao governo da Paraíba já devem estar preparados para defender as propostas de...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#