O deputado federal e candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos), lidera a lista de quem mais gastou – até o momento – com impulsionamento de conteúdo referente às Eleições 2024 nas redes sociais entre os candidatos a prefeito nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa. Através da DLocal Brasil, que funciona como uma processadora de pagamento, o candidato pagou R$ 18 mil, dividido em duas remessas de R$ 10 mil e R$ 8 mil, respectivamente.
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Os candidatos Camilo Duarte, Cícero Lucena, Luciano Cartaxo, Marcelo Queiroga e Yuri Ezequiel não impulsionaram conteúdo ou ainda não apresentaram este gasto suas prestações de contas.
Este balanço é fruto de um levantamento feito pelo F5 Online, através de dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em relação aos gastos de campanha declarados até o momento.
Na disputa pela Prefeitura de Santa Rita, o comunicador Nilvan Ferreira foi o candidato que mais gastou com impulsionamento de conteúdo nas redes sociais. Na campanha, até o momento, foram gastos R$ 3 mil, pagos através da processadora de pagamentos Adyen do Brasil.
Os candidatos Biló do PT, Dr. Luciano Alvino, Jackson, Jodson Junior e Nicola não impulsionaram conteúdo ou ainda não apresentaram este gasto suas prestações de contas.
A candidata Tacyana Leitão foi quem mais gastou com impulsionamento de conteúdo nas redes sociais em Bayeux entre os candidatos a prefeito. Na campanha, até o momento, foram gastos R$ 5 mil, pagos diretamente ao Facebook.
Os candidatos Domiciano Cabral, Glicerio Feitosa, Hermerson Caminhoneiro não impulsionaram conteúdo ou ainda não apresentaram este gasto suas prestações de contas.
A única candidata que utilizou impulsionamento de conteúdo em redes sociais na cidade de Caaporã foi Didi, através de um contrato com uma pessoa física. Ao todo foram gastos R$ 6 mil.
De acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o impulsionamento de conteúdo em redes sociais concentra 2% dos gastos totais das campanhas pelo país com fornecedores, significando um montante de R$ 13.405.457,54.
Com relação a empresas, as três citadas nesta reportagem (Facebook, DLocal e Adyen) representam 3% (R$ 7.150.641,30), 1% (R$ 2.539.897,45) e 1% (R$ 3.268.814,23) dos gastos nas Eleições 2024, respectivamente.