O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do SUS. Com esse registro, o usuário consegue ter acesso aos serviços de saúde de forma mais dinâmica e o que permite a identificação dos usuários nas ações e serviços de saúde por meio de um número único para cada cidadão, válido em todo o território nacional. Por isso, profissionais de saúde alertam para a importância do Cartão SUS no momento da vacinação das crianças.
Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) possibilita que a emissão desse documento seja de forma virtual, por meio de mensagem de texto via aplicativo WhatsApp. O objetivo é não causar aglomeração de pessoas em ambientes fechados e, assim, evitar disseminação do coronavírus, dando celeridade e garantindo a emissão do documento.
“É importante que todo usuário tenha o Cartão SUS. Nesse momento, como estamos trabalhando com a vacinação de crianças e, para este grupo ainda não está sendo por agendamento, fazemos todo o processo de forma manual, e para inserir o indivíduo no sistema precisamos de uma inscrição nacional, que este ou é feito pelo CPF e ou pelo Cartão do SUS”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da prefeitura de João Pessoa.
Devem buscar o serviço, para a emissão do documento, apenas os usuários residentes em João Pessoa que ainda não possuem o Cartão SUS ou precisam fazer atualização cadastral.
“Estamos observando um aumento na procura do serviço, principalmente porque muitas crianças que precisam tomar a vacina ainda não possuem o documento”, destacou Aline Melo, coordenadora da seção Cartão SUS.
“Na posse do Cartão SUS, o usuário do SUS é vinculado aos serviços de saúde, ações e campanhas, ao profissional e, também, ao estabelecimento responsável pela realização dos serviços e ações de saúde”, completou.
Para dúvidas sobre o cadastro, o usuário pode ligar para (83) 3214-7981. Para fazer o registro, cada Distrito Sanitário disponibiliza números específicos e atende aos usuários de cada região da capital. É necessário estar de posse dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência, em João Pessoa, no nome do usuário.
“No caso de crianças que não possuem CPF, devem ser apresentado os documentos dos pais ou responsáveis e comprovante de residência”, explicou a chefe da seção Cartão SUS.
São válidos contas de água, energia, internet, faturas de cartão de crédito ou de lojas de departamento. “Na inexistência desses documentos no nome do usuário, ele deve procurar a unidade de saúde da família onde é cadastrado e atendido para a emissão de uma declaração de residência pela equipe da USF”, explicou a coordenadora do Cartão SUS.
Confira os telefones para emissão do Cartão SUS por Distrito Sanitário:
Distrito Sanitário I: 98699-2182 e 98699-2179
Bairros: Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Novais, Costa e Silva, Oitizeiro, Cruz das Armas, Esplanada, Funcionários I, Jardim Planalto, Jardim Veneza.
Distrito Sanitário II: 98645 8071 e 98699-2180
Bairros: Boa Esperança, Colinas do Sul, Cristo, Cuiá, Ernani Sátiro, Funcionários II, Funcionários III, Geisel, Grotão, Jardim Itabaiana, João Paulo II, Rangel.
Distrito Sanitário III: 98699-2181 e 98699-2183
Bairros: Colibris, José Américo, Mangabeira, Mussumagro, Paratibe, Parque Do Sol, Valentina.
Distrito Sanitário IV: 98645 8071 e 98645 8260
Bairros: Bairro Dos Estados, Cordão Encarnado, Centro, Distrito Mecânico, Ipês, Ilha do Bispo, Jaguaribe, Mandacaru, Roger, Tambiá, Treze de Maio, Varadouro.
Distrito Sanitário V: 98645 8260
Bairros: Altiplano, Água Fria, Aeroclube, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco, Cidade Recreio, Expedicionários, Jacarapé, Jardim Cidade Universitária, Miramar, Manaíra, Penha, Tambaú, Timbó, Torre, Quadramares, São José, Brisamar.
Caso não encontre o bairro na lista, o usuário deve ligar para: 3214-7981, na coordenação do Cartão SUS, e informar o bairro, que será encaminhado para o telefone de atendimento. O funcionamento da coordenação do Cartão SUS é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.