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Saiba como fazer um calendário editorial para o seu negócio
04/08/2022 / 15:29
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Quando se trabalha com marketing de conteúdo, criar um planejamento bom e organizado pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas um calendário editorial pode ajudar nessa tarefa.

Muitos profissionais acabam sofrendo muito com a dificuldade em se concentrar em ser produtivo e também pela falta de disciplina.

Por isso, um calendário editorial é sem dúvidas a solução para ser mais efetivo na hora de fazer a produção de conteúdos.

No mundo digital é de extrema importância manter a organização, tendo em vista que várias possibilidades podem acabar dispersando a atenção do profissional.

Um calendário editorial pode ajudar muito o profissional da área de lavagem de estofados automotivos a planejar os próximos meses de uma só vez, facilitando o trabalho.

O artigo a seguir explicará aos leitores o que é um calendário editorial e como criar um, além de apresentar a importância dele para um negócio.

O que é um calendário editorial?

Um calendário editorial deve ser pensado como um cronograma que contém cada uma das estratégias de marketing de um negócio.

Nesse calendário editorial é possível adicionar o que será publicado nas redes sociais, nos blogs do negócio, os disparos de newsletter e qualquer outro tipo de conteúdo indispensável para a divulgação dos serviços da marca.

Um calendário bem planejado dará maior controle das ações essenciais para que um negócio como uma oficina de alinhamento e balanceamento atinja as suas metas.

Também dará uma visão mais abrangente sobre cada passo que deve ser dado em relação às estratégias criadas, podendo garantir uma organização melhor do tempo de acordo com as demandas.

Além disso, se torna possível medir os resultados de acordo com o que foi previamente planejado.

Como criar um calendário editorial?

Depois de entender o que é um calendário editorial, é a hora criar o da empresa, entender bem como elaborar um é importante para alinhar bem as estratégias do negócio.

  1. Estabeleça os objetivos

Antes de qualquer passo é essencial que um objetivo seja definido para ajudar a guria cada umas das ações, alguns objetivos para um negócio de fabricante de camiseta estonada personalizada podem ser:

  • Virar autoridade no ramo em que atua;
  • Aumentar a conversão em leads;
  • Aumentar o engajamento da audiência;
  • Aumentar o número de vendas.

Portanto, é importante que esse objetivo seja bem específico e mais ainda, fácil de entender.

Se o desejo é aumentar as vendas ou até mesmo começar do zero, o indicado é definir um número simples e que faça sentido de se atingir.

Digamos que o objetivo seja “realizar 1 milhão de vendas” em um ano dos produtos da empresa especializada em fabricação de removedor para limpeza de pisos e “realizar vendas”.

É possível notar a diferença entre os dois, pois quanto mais tangível for o objetivo mais fácil será saber os esforços que a empresa deverá empregar para atingi-lo.

Tenham sempre em mente um ou até dois objetivos tangíveis para que o foco do negócio não acabe se perdendo e gerando problemas.

2. Determine ações para alcançar o objetivo

Para atingir os objetivos será necessário saber quais meios usar, como blog posts, matérias para captura de leads, anúncios pagos, disparos de e-mails e muito mais.

A melhor pessoa para definir os esforços que devem ser empregados para alcançar os objetivos é o profissional, por isso, é essencial fazer uma lista com tudo o que será necessário. 

3. Escolha uma boa ferramenta

É essencial definir uma boa ferramenta que ajude a acessar mais facilmente todo o conteúdo.

A ferramenta deve ser intuitiva e deixar tudo muito bem organizado, possibilitando a criação de projetos e a divisão deles por cores, o que pode tornar o calendário mais fácil de entender.

Existem uma série de ferramentas boas para realizar essas tarefas, como a Asana, Google Calendar e o Trello, e muitos outros, mas o que importa mesmo é agrupar os calendários em um único canal.

Tudo deve ser controlado de perto, caso fiquem espalhados podem acabar prejudicando o negócio e a produtividade estará longe da ideal.

4. Determine a frequência de publicação

O passo seguinte é definir qual a frequência mais indicada para que as publicações da estratégia sejam divulgadas. Esse tipo de cálculo deve ser feito com exatidão.

Conte quantas tarefas a equipe consegue desempenhar, se isso não for feito, muitos atrasos poderão atrapalhar a realização das tarefas no prazo certo e a qualidade delas.

Com base em tudo o que foi analisado é possível completar o calendário com as especificações que ele pede. Analise o fluxo necessário para executar as estratégias e reaplique sempre que necessário.

5. Compartilhe com toda a equipe

Para quem trabalha com todo um time, é preciso envolver todas as pessoas incluídas nele, com isso será possível que cada um analise a viabilidade da execução do cronograma do calendário.

A ferramenta escolhida também ajudará a monitorar as ações que estão sendo executadas e a se comunicar com os responsáveis por cada uma delas caso seja necessário.

6. Estabeleça uma rotina

Depois de organizar o calendário, é preciso organizar uma rotina clara e objetiva que ajude a cumprir as tarefas da empresa fabricante de kit temperos cozinha.

No primeiro horário da semana revise tudo o que foi concluído na semana anterior e faça a análise total da programação da semana que está por vir.

Analise as falhas de todos os meses assim como as possibilidades melhorar no futuro, medindo os resultados que a estratégia trouxe para o negócio.

Com o tempo será possível saber quanto a equipe como um todo é capaz de produzir e o planejamento para os próximos meses ficará mais fácil.

7. Comece a produzir

O tempo entre criar e publicar ou lançar uma campanha pode ser muito relativo, por isso, será necessário ter um tipo de superpoder para conseguir estipular esse período.

Até porque dependerá muito das ações que precisam ser realizadas, caso seja um post para o blog da empresa, o tempo será curto, tendo em vista que essa atividade é simples.

O indicado é produzir esse tipo de conteúdo com um mês de antecedência, isso porque se aparecerem imprevistos ou até mesmo férias não esperadas.

Se for uma ação muito mais complexa, como um tipo de vídeo que obrigue que a produção seja mais rebuscada, é necessário fazer com muito mais antecedência.

8. Não atenha-se somente ao planejado

O calendário é como um guia, mas isso não quer dizer que não se possa fazer nada além do planejado como revisões ao longo do ano para saber mais sobre as atividades.

Se atento ao que acontece nos arredores, tanto para ficar por dentro das maiores tendências do momento quanto para se prevenir de lançar ações nos momentos errados.

O Google, por exemplo, é um ótimo exemplo disso, ele está sempre de olho em séries que dão muita audiência para fazer referência a elas.

Mas, é preciso ter sensibilidade para saber adequar o conteúdo apresentado com os assuntos em alta, pois alguns podem ser mais delicados.

9. Analise

Medir é uma das maiores preocupações das empresas, sejam de uma grande franquia de autoescola fornecedora de carteira de motorista classe B ou qualquer outro negócio.

As métricas KPIs são determinadas pela equipe inteira quando for preciso e sempre de acordo com o tipo de metas e de estratégias do negócio.

Sempre que uma ação for feita, é essencial rever o que deu certo e errado na etapa de planejamento e na execução, além dos resultados obtidos após a apresentação.

Por isso, meça quantos acessos a publicação teve, quantos leads ela gerou e quantas vendas foram feitas, existem ferramentas que farão relatórios para ajudar a entender os números gerados e usá-los da maneira correta.

10. Esteja sempre planejando

É essencial que a empresa fabricante de camisa social feminina personalizada esteja sempre planejando as ações do futuro para garantir que a marca tenha sempre o calendário editorial em dia.

Isso ajudará o negócio a atingir um fluxo muito melhor na produção, o que tornará ele ainda mais produtivo do que o normal.

Importância de um calendário editorial

A criação de um bom calendário editorial é de extrema importância para qualquer estratégia focada no marketing de conteúdo.

Ele não é essencial apenas para as grandes corporações com inúmeros times, mas também para empresas menores e profissionais autônomos produtores de conteúdo.

Um calendário editorial é o responsável por contribuir para o grande alcance das publicações e para a criação de estratégias que sejam muito mais eficazes para o negócio.

Isso ocorre porque com ele é possível determinar quais os melhores horários e dias para fazer uma postagem dependendo dos objetivos desejados do negócio de venda de sementes de capim.

Além disso, traz outras séries de vantagens como a ajuda a aumentar a frequência de posts, dá uma visão macro das estratégias, alinha as equipes, evita a repetição de ideias, reduz o risco de atrasos e muitas outras.

Considerações finais

Sendo assim, como analisado durante o artigo, é por meio do calendário editorial que a efetividade de uma estratégia de marketing de conteúdo é alcançada.

Ele colabora com a análise de cada etapa e a saber se a campanha foi colocada em prática da mentira como o esperado e planejado.

E com as dicas passadas sobre como criar um calendário editorial eficiente, faça mais fácil elaborar o do seu negócio de maneira prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.