João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 32.1ºC
IBOVESPA 126547.26
Euro 5.8792
Dólar 5.436
Peso 0.0059
Yuan 0.7475
Saiba como funciona a portabilidade de consignado com troco
07/02/2023 / 16:25
Compartilhe:

A portabilidade de consignado, também conhecida como transferência de consignado, é uma opção garantida por lei a quem contrata um empréstimo consignado. 

Com base nessa garantia, nenhuma instituição financeira ou banco pode impedir que o contratante faça a transferência do seu contrato.

Uma das alternativas para quem possui contrato de consignado em andamento e deseja transferir a dívida para outra instituição ou banco, é a portabilidade com troco.

No entanto, esse é um assunto que ainda causa dúvidas em quem deseja fazer a portabilidade de consignado e, para esclarecer essas dúvidas, preparamos este conteúdo. Continue a leitura!  

Como é feita a portabilidade de consignado?

Quando o contratante de um empréstimo consignado, seja por qual for o motivo, tem a vontade de se desvincular de uma instituição financeira ou banco, pode encerrar esse vínculo por meio da portabilidade de consignado.

 

Com essa opção, o contratante transfere a dívida ativa do consignado para uma outra instituição ou banco que ofereça melhores condições de pagamento.

 

Em outras palavras, o que acontece é que a nova instituição compra a dívida existente do contratante com a antiga instituição e faz um novo contrato com novas condições acordadas entre ambas as partes.

Sendo assim, o acordo firmado entre as partes oferece o refinanciamento do contrato com a possibilidade de redução do valor das parcelas ou recebimento de um valor de troco.

A portabilidade de consignado com troco é assim chamada, pois, com o pagamento da dívida e a redução dos juros, o contratante consegue receber um valor que será depositado em uma conta de sua titularidade e que vem da diferença dessa transferência.

Vale ressaltar que a portabilidade não pode ser negada pela antiga instituição financeira ou banco. 

No entanto, nada impede que a antiga instituição ou banco faça uma contraproposta para manter o cliente. Cabe ao contratante avaliar qual é a melhor e mais vantajosa opção para si.

Quais são os benefícios da portabilidade de consignado com troco?

A portabilidade de consignado com troco traz diversos benefícios e vantagens para quem a faz. Veja alguns abaixo:

Ter um valor na conta

Depois que a dívida é refinanciada e os juros são reduzidos, o contratante tem a possibilidade de ter um valor depositado em conta, e que pode escolher utilizar como bem desejar.

Desconto menor no benefício

Com a redução dos juros e a troca de um empréstimo caro por outro mais barato, o desconto das parcelas no benefício será menor.

Melhora da vida financeira

Pagando menos nas parcelas do empréstimo, o custo diminui e, consequentemente, há uma oportunidade de realizar o pagamento de outros débitos e melhorar a vida financeira.

 

Ou seja, o dinheiro que era direcionado para o pagamento do consignado, agora poderá ser redistribuído para o pagamento de outras contas.

Como adquirir o troco no processo de portabilidade de consignado?

Antes de saber sobre como adquirir o troco no processo de portabilidade de consignado, é importante fazer uma pesquisa comparativa para encontrar a empresa que ofereça condições de pagamento vantajosas para você.

 

Feito isso, entre em contato com a empresa, faça uma simulação e veja as opções que estão disponíveis para seu perfil. 

 

Se estiver de acordo com a proposta oferecida, envie todos os documentos solicitados, inclusive o DED (Demonstrativo de Evolução da Dívida).

 

O DED é um documento muito importante utilizado para fazer todos os cálculos, já que contém as informações necessárias sobre o contrato realizado com a instituição financeira ou banco antigo.

 

A partir desse momento, o novo contrato será iniciado e o dinheiro será depositado na conta informada de sua titularidade, e dentro do prazo estabelecido na etapa de contratação.