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Saiba como melhorar o seu atendimento e fidelizar um cliente no pós-venda
06/09/2022 / 16:35
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Em um mercado extremamente competitivo, para uma empresa ter sucesso é necessário refletir sobre diversos pontos, sendo um deles o pós venda.

O trabalho de um vendedor não acaba logo após o cliente fechar uma compra, para potencializar o sucesso de uma empresa é necessário pensar mais longe.

Mensurar os resultados e fidelizar o cliente são os maiores benefícios de estruturar um bom pós-vendas em uma empresa, seja qual for o mercado no qual está inserida.

Mesmo que o produto ou serviço comercializado seja de qualidade, e o atendimento seja excelente, é necessário investir em estratégias de pós-vendas.

Isso porque é importante pensar que o cliente passa por uma jornada até finalizar sua compra. E, durante essa jornada, é necessário traçar planos para que esse cliente se fidelize.

Estudos indicam que empresas que se preocupam com a fidelização de clientes resistem melhor às mudanças de mercado, como o aumento de concorrentes, aumento da inflação, dentre outros fatores.

O faturamento também aumenta, pois é possível considerar e estimular as compras recorrentes desses clientes.

Por exemplo, se uma loja especializada em tratamento de piso granilite desenvolver um sistema que estimula o cliente a programar compras recorrentes, por um período de a cada seis meses, o faturamento será muito maior.

Tendo em vista todos esses pontos positivos, este artigo possui como objetivo conceituar o que é pós-vendas, sua importância e dar algumas dicas de como estruturar um bom pós-vendas em uma empresa.

Conceito de pós-vendas

Estudiosos de marketing chegaram à conclusão que o cliente passa por uma série de etapas até de fato levar seu produto para casa.

Dessa forma, as compras não podem ser vistas como um ato único, mas sim como uma sequência de atos. No funil de vendas, existe uma série de etapas que o constituem, dentre elas:

  • Prospecção de leads;
  • Apresentação das informações da empresa;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração de opções;
  • Decisão de compras;
  • Pós-vendas.

Como última etapa do funil de vendas, muitos empreendedores não se atentam para a importância desse tópico, mas investir nele faz com que uma empresa obtenha clientes mais satisfeitos.

O pós-vendas engloba o atendimento e todos os serviços oferecidos após o cliente fechar uma aquisição ou a contratação de um serviço com uma marca.

O serviço pós-venda é uma das ferramentas mais modernas e eficazes para satisfazer e fidelizar um consumidor, funcionando como um galpão pré moldado de concreto, moldando uma empresa a ser cada vez mais estruturada.

É importante ressaltar que, atualmente, existem diversos tipos de empresas, principalmente as B2B e B2C, e ambas podem oferecer serviços de pós-vendas.

Uma empresa B2B é aquela que oferece serviços e produtos para outras empresas, como é o caso de companhias fabricantes e distribuidoras. As empresas B2C são aquelas que irão oferecer o produto final para o consumidor.

Ambas, precisam de estratégias de pós-vendas para aumentar os resultados de fidelização de clientes.

O desenvolvimento de uma estratégia de pós-venda é praticamente um tópico obrigatório no planejamento geral de marketing de qualquer organização. Isso porque um suporte ao cliente de alta qualidade pode aumentar a satisfação e fidelizá-lo.

A importância do pós-vendas e seus benefícios

O pós-vendas é importante, assim como qualquer outra estratégia de marketing, para aumentar o posicionamento no mercado, que a cada dia está mais competitivo e exige que os empreendedores sejam modernos e se reinventem.

Além disso, o pós-vendas também traz benefícios para as empresas que o aderem, sendo os principais:

  • Fideliza clientes;
  • Aumenta a satisfação dos clientes;
  • Aumenta as recomendações;
  • SImplifica pesquisas de mercado;
  • Gera novas compras;
  • Constrói um banco de dados.

Para que o serviço de pós-vendas funcione, é necessário iniciar pela construção de um banco de dados, com as informações de contato desses clientes.

Com um banco de dados sólido, é possível sempre estar disparando promoções e anunciando novidades, estimulando novas compras e realizando, de forma simplificada, pesquisas de mercado para compreender a satisfação dos consumidores.

Aliás, a satisfação dos clientes é outro ponto que aumenta ao desenvolver um bom pós-vendas.

Afinal, esse contato constante com o cliente permite que a empresa o conheça, receba feedbacks e esteja sempre melhorando, sendo necessário até mesmo após a realização de procedimentos estéticos, como o preenchimento facial bochecha.

Por fim, um benefício que também contribui muito para o crescimento da empresa é o aumento das recomendações boca a boca realizadas pelo cliente.

Pois, quando a satisfação do cliente aumenta, ele indicará a empresa para seus amigos, familiares e colegas.

Atualmente, com a onde dos influenciadores, as pessoas preferem consumir produtos que tenham sido indicados.

Tipos de pós-vendas

O pós-vendas é muito mais complexo do que as pessoas imaginam, podem ser subdivididos em tipos, sendo eles:

  • Serviços de instalação;
  • Treinamento inicial;
  • Garantia;
  • Suporte online;
  • Devoluções;
  • Funções e vantagens;
  • Atualizações.

Todos esses tipos de pós-vendas são aplicados conjuntamente ou individualmente para aumentar o sucesso de uma empresa.

Serviços de instalação

Os manuais e os profissionais que auxiliam na instalação de um produto são considerados parte do pós-vendas. Algumas empresas podem cobrar por esses serviços, porém, eles costumam ser gratuitos.

Treinamento inicial

Equipamentos domésticos, como liquidificador, panelas elétricas, varal mágico 1 metro, dentre outros exemplos, são fáceis de serem utilizados, bastando apenas o fornecimento de um manual.

Entretanto, os equipamentos mais complexos, como os da área médica, laboratorial, mecânica e outros específicos, precisam da aplicação de um treinamento inicialmente, muitas vezes.

Esse treinamento pode ser fornecido de forma gratuita ou paga, dependendo apenas das decisões do empreendedor.

Garantia

A garantia é uma cobertura que fornece manutenções e troca de produtos com defeitos ou vícios, não sendo aplicada para mal uso.

Ela é oferecida por quase todas as empresas multinacionais e nacionais, sendo algo que o cliente procura ao adquirir um produto.

Por exemplo, ao adquirir um ar-condicionado, o cliente vai buscar ter um contrato de manutenção de ar condicionado com reposição de peças.

Suporte online

Um suporte online bem estruturado permite que funcionários tirem as dúvidas que possam surgir na mente do cliente constantemente.

Esse tipo de pós-vendas é algo relativamente novo, mas que já vem fazendo sucesso entre os consumidores devido à possibilidade de entrar em contato com a empresa em qualquer horário do dia.

Devoluções

As devoluções também são um tipo de pós-vendas, onde a empresa deve restituir o cliente um produto que venha avariado, não comprometendo, dessa forma, a satisfação do comprador.

Funções e vantagens

Quando o cliente finaliza um pedido e a empresa obtém suas informações de contato, vantagens, como cupons e brindes, podem ser oferecidos a eles.

Ou espaços de armazenamento, até mesmo a disponibilização de provedor de internet perto de mim, ou seja, perto do cliente.

Atualizações

Atualizar os clientes é também uma função do pós-vendas, que deve sempre informar sobre novos produtos, serviços e funcionalidades, além de coletar os feedbacks.

4 dicas de como estruturar um pós-vendas

O pós-vendas não é algo difícil de ser aplicado em uma empresa, assim como a frase private label bones, basta seguir algumas dicas, como:

  • Monte um banco de dados;
  • Organize pesquisas voltadas para os clientes;
  • Sempre tenha contato com o cliente;
  • Ofereça vantagens.

Essas dicas podem facilmente alavancar um negócio auxiliando o empreendedor a construir um bom relacionamento com o cliente após as vendas. Portanto, é de grande importância aprofundar cada uma delas.

1. Monte um banco de dados

Construir um banco de dados com as informações pessoais e de contato do cliente, é essencial para a criação do vínculo do pós-vendas.

Esse banco de dados pode ser até mesmo armazenado nas últimas compras do cliente, facilitando os estímulos para novas compras.

2. Organize pesquisas voltadas para os clientes

Outro ponto importante do pós-vendas são as pesquisas de mercado, que devem ser aplicadas periodicamente nos clientes, para compreender o que eles desejam consumir e o que pode ser melhorado na empresa.

3. Sempre tenha contato com o cliente

Manter contato com o cliente é importante para fazer com que ele não esqueça da empresa e tenha acesso a todas as novidades, como o lançamento de uma bolsa para notebook personalizada.

Fazer esse contato através de veículos de comunicação digitais, como os e-mails, redes sociais e sites é uma ótima alternativa.

4. Ofereça vantagens

Um exemplo de vantagem que as organizações costumam oferecer após um cliente finalizar uma compra, é um cupom de desconto. Dessa forma, aumentam as chances da pessoa voltar à loja e comprar novamente algo do estoque.

Considerações finais

Em suma, o pós-vendas é essencial para que uma empresa tenha sucesso nos tempos atuais. E, com as informações disponibilizadas neste artigo, ficou muito mais fácil fazer com que os objetivos de crescimento empresarial sejam alcançados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.