João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 18.9ºC
Patos 23.07ºC
IBOVESPA 126548.34
Euro 5.9153
Dólar 5.4714
Peso 0.006
Yuan 0.7524
Saiba passo a passo para ter acesso à CNH gratuita na PB
19/12/2023 / 20:01
Compartilhe:

A população paraibana terá a possibilidade de conquistar, renovar ou adicionar categoria à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita. Esse é o Programa de Habilitação Social (PHS) do Governo do Estado, que oferece cinco mil vagas para pessoas de baixa renda conseguirem aprender e ter o direito a dirigir.

O público-alvo do programa terá todas as suas despesas do processo pagas pelo Estado. Quem poderá conseguir a vaga são membros do Cadastro Único (CadÚnico), quilombolas, indígenas, presidiários do regime semiaberto, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência doméstica, alunos formando do ensino médio público, EJA ou PRONATEC e desempregados.

Para a secretária Pollyanna Dutra, da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba, o programa faz parte de um grande conjunto de ações para ajudar a tirar pessoas da pobreza. “Tudo isso contribui para autonomia das famílias, que é o nosso desejo. Esse ambiente favorável de renda, de alimento, de qualificação e de acesso, também, a meios que a família consiga ter seu emprego, é muito oportuno”, afirmou ao Portal MaisPB.

As vagas por categorias estão assim distribuídas: 50% (2.500 vagas) para candidatos à primeira CNH; 40% (2.000 vagas) para as hipóteses de adição e de mudança de categoria, e 10% (500 vagas) para renovação da CNH. “Vai ser destinada à primeira vez que você tirar sua carteira A, B ou AB, e também pra mudança de categoria. Se você já é A/B e quer mudar pra C, D e E, também é possível. Renovar se tiver atrasado”, afirmou Pollyanna.

Habilitação Social 

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (18), ao todo serão 5 mil vagas, distribuídas com base nas 14 Regiões Geoadministrativas do Estado, contemplando Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da Primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A ou B; hipótese de adição de categoria A ou B, bem como mudança de categorias para C, D ou E e também Renovação de CNH.

O Programa Habilitação Social (PHS) é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). Para concorrer ao processo é preciso ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF, comprovar que mora em qualquer cidade da Paraíba, não estar respondendo a processo que impeça o candidato de possuir a Carteira Nacional de Habilitação, possuir renda per capita familiar de até meio salário mínimo vigente e estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

As vagas disponibilizadas pelo programa serão distribuídas entre os beneficiários com baixo poder aquisitivo e alguns grupos terão prioridade nesse processo. São eles: beneficiários do Programa Bolsa Família; desempregados; alunos que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública ou que tenham concluído o ensino médio na rede pública há no máximo dois anos; alunos concluintes ou que tenham concluído o Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

E ainda: egressos do Sistema Penitenciário, inclusive os que se encontram no regime semiaberto, bem como os que tenham cumprido medida socioeducativa nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente e que tenham completado 18 anos de idade; pessoas com deficiência; produtores selecionados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com prioridade para os agricultores de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ciganos, assentados) e mulheres vítimas de violência doméstica.

O candidato beneficiado será dispensado das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; adição de categoria; mudança de categoria; licença para aprendizado de direção veicular (LADV); permissão para dirigir A ou B; curso teórico-técnico e de prática de direção veicular; e relativo à dispensa do pagamento das taxas da renovação de CNH.

As vagas por categorias estão assim distribuídas: 50% (2.500 vagas) para candidatos à primeira CNH; 40% (2.000 vagas) para as hipóteses de adição e de mudança de categoria, e 10% (500 vagas) para renovação da CNH.