João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 25.97ºC
IBOVESPA 126087.02
Euro 6.3452
Dólar 6.0409
Peso 0.006
Yuan 0.8303
Saiba quais são as proibições para este domingo
02/10/2022 / 08:23
Compartilhe:

A partir das 8h, eleitores de todo Brasil já poderão ir às urnas votar para eleger deputados, senadores, governadores e o próximo presidente da República. Para o pleito deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou uma série de normas para o pleito.

Veja o que é não é permitido

É terminantemente proibido utilizar aparelhos eletrônicos na cabine de votação (celulares, tablets e máquinas fotográficas, por exemplo). Eleitoras e eleitores deverão deixar o celular com os mesários antes de votar, e o aparelho ficará retido durante o período em que a pessoa estiver votando, junto com o documento oficial com foto.

O uso de alto-falantes e amplificador de som é outra prática vedada na data do pleito, assim como a promoção de comício ou carreata. Vale reforçar que a lei eleitoral proíbe, até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado com bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem uso de veículos.

A lista de restrições inclui a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partido e de candidatos ou candidatas e a propaganda de boca de urna, realizada com o intuito de pedir votos aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral.

A norma veda ainda a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet citadas no artigo 57-B da Lei nº 9.504/1997. Postagens antigas, no entanto, podem ser mantidas em funcionamento no dia da votação.

Fiscais partidários também devem seguir algumas diretrizes, como não utilizar vestimenta padronizada e, nos crachás, exibir apenas o nome e a sigla do partido, coligação e federação que representam.