João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 24.87ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1125
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.7999
Saiba quais são os benefícios para o corpo se trocar açúcar por mel
23/07/2024 / 19:57
Compartilhe:

O mel é um adoçante natural que pode ser utilizado no lugar do açúcar. A troca traz diversos benefícios à saúde, que são comprovados pela ciência.

De acordo com um estudo publicado na revista Nutrition Reviews em novembro de 2022, o consumo regular de mel diminui os níveis de colesterol e melhora o controle do açúcar no sangue.

+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Para avaliar os benefícios da ingestão do alimento, os pesquisadores da Universidade de Toronto fizeram uma revisão sistemática de 18 ensaios clínicos, que, ao todo, envolveram mais de 1.100 participantes.

De acordo com os resultados, pessoas que usavam mel em vez de açúcar apresentavam níveis mais baixos de glicemia em jejum, taxas menores de colesterol ruim e de triglicerídeos, bem como índices melhores de colesterol “bom”.

Os participantes avaliados consumiam uma média de 40 gramas diárias de mel – o equivalente a uma colher de sopa e meia – e seguiam padrões alimentares saudáveis.

O mel é rico em antioxidantes, sendo capaz de proteger as células do envelhecimento precoce. Também têm propriedades antimicrobianas, combatendo infecções causadas por fungos, vírus e bactérias.

Sinais do consumo excessivo de açúcar

O consumo excessivo de açúcar é nocivo e está associado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e obesidade, por exemplo.

“Não existe quantidade segura de açúcar: ele sempre vai fazer mal para o nosso corpo. A presença da substância pode enfraquecer o sistema imunológico e, por isso, nunca recomendo”, alertou o nutrólogo Rogério Marques, da clínica Tivolly, em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

De acordo com o especialista, além da carga energética elevada, o açúcar provoca inflamações no corpo.

Sinais de alerta do consumo excessivo de açúcar no organismo:

Aumento do apetite

    O processo de inflamação causado pelo açúcar reflete no aumento de apetite. A substância dificulta a absorção de vitaminas e nutrientes das células e, para compensar os baixos níveis, o organismo pede mais comida, aumentando a fome.

    Mudanças de humor

      O consumo exagerado de açúcar impacta na produção da dopamina, neurotransmissor relacionado ao prazer e ao bem-estar. Se, a princípio, o açúcar produz animação e euforia, com o tempo, o efeito passa a ser o contrário, sendo necessárias quantidades maiores de doces para escapar do mal humor.

      Cansaço e fadiga

        Outro sinal de exagero de açúcar é notar menos disposição do que o normal mesmo depois de uma noite completa de sono. “A fadiga tem a ver com a renovação celular, que é atrapalhada pelo excesso de açúcar no sangue. A substância danifica os vasos sanguíneos por causa do processo de inflamação”, explica Rogério Marques, da clínica Tivolly.

        Espinhas e pelos encravados

          As erupções cutâneas são inflamações na pele que podem ser causadas pelo excesso de açúcar. Além de espinhas, a substância causar pelos encravados e prejudica a produção de colágeno e elastina.

          *Com informações do Metrópoles