João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 29.09ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.5165
Dólar 5.1936
Peso 0.0059
Yuan 0.7172
Saiba quais são os tipos de telas de proteção existentes e veja qual melhor se aplica a você
19/09/2022 / 11:40
Compartilhe:

Quem mora ou já morou em apartamento com certeza já se deparou com as redes de proteção que garantem a segurança de crianças e animais de estimação em residências que possuem sacadas.

Por se tratar de um objeto de segurança é extremamente importante ter certeza que a rede de proteção instalada é resistente e de qualidade. Mas, para isso, é preciso ver alguns detalhes que irão te ajudar.

Esse tipo de equipamento também é essencial para empresas que desejam adquirir licenças para construir casas, pois caso o projeto de construção tenha sacadas e áreas de risco de queda, é preciso voltar sua atenção para as telas de segurança.

Além disso, é preciso entender quais materiais se encaixam melhor para cada caso, modelos disponíveis, tipos de instalação e valores para instalar.

Isso tudo varia de acordo com a necessidade do cliente no seu projeto de construção, pois as redes são cotadas por metro assim como um rolo de papelão para proteção de piso e por conta disso, é preciso pesquisar com uma empresa especializada.

O que é uma tela de proteção?

Uma tela ou rede de proteção é um equipamento de segurança composto por malhas entrelaçadas destinadas a proteger pessoas e animais contra o risco de possíveis acidentes relacionados à queda.

Essas telas são normalmente utilizadas em sacadas, janelas, escadas, parapeitos e varandas de residências para evitar que pessoas, animais e objetos caiam de grandes alturas.

Também são encontradas em obras de construção com o mesmo fim de evitar acidentes ou entrada de animais como pássaros ou morcegos.

Por que utilizar redes de proteção?

As telas de proteção são particularmente recomendadas para famílias que moram em apartamentos e possuem filhos menores que 12 anos e animais de estimação como gatos, cachorros e até pequenos pássaros.

Mas, não se prenda só a esses detalhes, afinal, mesmo que você não tenha crianças ou animais morando com você, é de suma importância ter essas telas para o caso de receber visitas que se enquadrem nesse quesito.

Além disso, ter essas telas no seu apartamento ajudam a evitar riscos com descuidos que podem vir a acontecer e resultar em acidentes graves, mas apesar de não parecer, existem tipos de redes diferentes.

Inclusive, alguns prédios que contam com elevador residencial a vácuo já deixam instaladas as telas de proteção por padrão, facilitando a questão de segurança para o morador que irá alugar ou comprar o imóvel.

Qual é a resistência da tela de proteção?

Se pretende colocar uma tela de proteção no seu apartamento, saiba que independente do motivo, a qualidade do material será a mesma e o que muda é o tamanho das malhas que compõem a rede.

Existem alguns tamanhos mais utilizados em residências são redes de:

  • 3 cm;
  • 5 cm;
  • 7 cm;
  • 10 cm.

O tamanho que deve ser escolhido é determinado pelo fator de risco, ou seja, se a tela de proteção será instalada para proteger crianças, animais ou idosos. O mais utilizado são telas de 7 cm e 10 cm.

Detalhe que para certificar a qualidade do produto, o material das redes tem de seguir alguns requisitos como:

  • Não ser de material reciclado;
  • Ser resistente a fogo;
  • Suportar 550 quilogramas por m²;
  • Ter temperatura máxima de trabalho superior a 50ºC.

Já no que diz respeito a malha que compõe a rede, os vãos devem ter no máximo um perímetro de 20 cm para garantir uma segurança adequada.

Para saber qual se encaixa melhor para sua residência, pesquise com empresas que sejam especializadas no ramo de telas de proteção. Elas irão te auxiliar para escolher o produto que mais se adequa ao que você está procurando.

Do que é feito as telas de proteção?

As telas ou redes de proteção são fabricadas com polietileno e poliamida, produtos ótimos, porém a única diferença é que redes fabricadas com poliamida absorvem água. A duração de uma tela pode ser de até sete anos, sendo necessárias trocá-las após esse tempo.

Por serem de um material bem resistente, muitas empresas que trabalham com, por exemplo, envidraçamento de sacada com ar condicionado, já recomendam que seus clientes façam a instalação para evitar acidentes quando forem até a sacada.

Um detalhe importante é que a produção, qualidade e instalação das telas de proteção são previstas pela norma 16046-1:2012 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mas que não garante a certificação de um procedimento adequado.

Portanto, se você pretende instalar uma em seu apartamento, comece pesquisando bem sobre empresas que façam esse serviço de forma confiável.

Rede para crianças

Se você tem filhos, já sabe que segurança e cuidado nunca é demais, se você mora em apartamento, esses cuidados têm de ser redobrados e investir em uma rede de proteção é indispensável.

Para esses casos, empresas especializadas recomendam o uso de redes de polietileno com resistência de 50kg por malha e 350 kg/m com malha de 5×5 (também recomendadas para animais), agora no caso de idosos uma malha de 7×7 é mais indicada.

Rede para idosos

As redes para idosos consistem em redes com malha de 10×10, pois os vãos têm espaçamento maior e ajudam a garantir apoio para se segurar caso um idoso venha a cair. 

Além disso, os espaçamentos maiores permitem que seja possível passar a mão para abrir as janelas (quando instaladas em uma) sem dificuldade.

Rede para gatos

A rede para gatos é a mesma utilizada para crianças, que geralmente consistem em telas de 5×5, mas em caso de felinos com 6 meses ou menos, é mais indicado que sejam instaladas redes de malha 3×3.

Como escolher uma tela de proteção?

Se você se mudou recentemente para aquele imóvel que sempre sonhou, com sua sala planejada pequena apartamento, mesa de jantar e tudo mais, está na hora de pensar em segurança e você começa escolhendo a rede que mais se adequa ao seu perfil.

Ao se mudar para um condomínio e quer instalar sua rede de proteção, precisa ficar atento se existe uma padronização nas cores e tipo de tela. 

Para saber sobre isso, consulte seu síndico, pois alguns prédios determinam que as redes sigam um padrão específico.

Existem até 9 cores de redes de proteção, mas que não influenciam em nada no quesito qualidade, portanto, foque em escolher aquela que irá proporcionar mais segurança e não a que combina mais com a cor do seu piso concreto polido residencial.

Qual o valor para instalar uma tela de proteção?

O valor para a instalação de uma rede depende de dois fatores, que são o custo do material e da mão de obra. Dito isso, pode-se dizer que ambos variam de acordo com a necessidade do cliente.

O custo do material é cotado por metro, já o da mão de obra varia com a dificuldade e necessidade de instalação.

Também existem alguns outros quesitos que influenciam no preço final do serviço, como:

  • Deslocamento da empresa que faz a instalação;
  • Metragem da área a ser instalada a rede;
  • Quantidade do material a ser utilizado;
  • Tipo do material da rede que será instalada.

Dessa forma, é difícil determinar um valor exato, portanto, é necessário cotar valores com empresas especializadas na sua região para chegar a um orçamento certeiro.

Pesquise bem sobre os preços e fique atento aos custos de instalação muito abaixo do mercado, isso pode significar uma má qualidade no produto, que influencia diretamente na segurança que a rede proporciona.

Empresas também precisam de tela de proteção?

A resposta para essa pergunta é sim, as telas de proteção também se encaixam para empresas, principalmente aquelas que estão instaladas em prédios comerciais. 

Algumas empresas de engenharia que fazem projeto elétrico sala comercial indicam a instalação dessas redes por padrão.

Também é muito comum ver empresas que possuem prédios próprios com vários andares instalando essas redes de proteção em suas janelas a fim de evitar possíveis acidentes ou até a entrada de pássaros.

Outro exemplo de como as redes podem servir para empresas é por meio de uma empresa de vigia noturno que instalou redes para usar em seus treinamentos e procedimentos de socorro em caso de acidentes.

Considerações finais

Sendo assim, já sabe mais sobre as telas de proteção, veja com cuidado quais empresas prestam o serviço de instalação com excelência e escolha materiais de qualidade extrema.

As redes de proteção cumprem bem o seu papel quando, quando se trata da segurança da sua família, mas lembre-se, os cuidados devem ser ainda mais reforçados para evitar acidentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.