João Pessoa 22.46ºC
Campina Grande 18.9ºC
Patos 22.97ºC
IBOVESPA 131065.44
Euro 6.1572
Dólar 5.5098
Peso 0.0057
Yuan 0.7814
Saiba qual a diferença entre salário bruto e salário líquido
10/03/2023 / 15:27
Compartilhe:

 

Muitos trabalhadores, principalmente aqueles que estão iniciando suas atividades no mercado de trabalho, podem ficar confusos sobre o que é o salário bruto e o que é o salário líquido.

 

Essa confusão pode acontecer porque, ao verificar o salário estipulado no contrato de trabalho e comparar com o salário recebido no mês, eles notam que os valores são diferentes.

 

Para entender o que causa a diferença do salário bruto para o salário líquido e como as empresas chegam aos valores pagos no mês, continue a leitura deste artigo.

O que é o salário bruto?

O salário bruto, também chamado de salário base ou nominal, é o valor total que fica registrado na carteira de trabalho e, por sua vez, serve de base para que todos os descontos obrigatórios e opcionais sejam feitos posteriormente. 

 

Além de servir de base para os descontos, o salário bruto também é utilizado como referência para que acréscimos como horas extras, adicionais noturno, de insalubridade e periculosidade sejam feitos à remuneração do trabalhador.

 

É de obrigação da empresa informar o valor do salário bruto na carteira de trabalho ao admitir o trabalhador. E essa obrigatoriedade está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 29:

 

“Art 29 – O empregador terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para anotar na CTPS, em relação aos trabalhadores que admitir, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, facultada a adoção de sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério da Economia. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019).”

O que está incluso no salário bruto?

O salário bruto é composto por um valor fixo e que não sofre alterações repentinas de um mês para o outro.

 

As alterações podem acontecer quando um novo salário mínimo é fixado ou quando a empresa decide reajustar o valor do salário, sendo proibido que o valor fique abaixo do piso nacional vigente.

Quais são os descontos descritos na folha de pagamento?

Os descontos que podem ser feitos do salário bruto do trabalhador estão divididos em obrigatórios e opcionais, sendo que este último deve respeitar o limite de até 70% de desconto.

 

Os descontos obrigatórios são as contribuições para o INSS e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

 

Caso haja falta, atraso, contribuição sindical, pensão alimentícia e empréstimo, tais descontos também são obrigatoriamente feitos do salário bruto.

 

Já os descontos opcionais, temos como exemplo o vale-transporte (máximo de 6%), vale-refeição (máximo de 20%), plano de saúde e odontológico, entre outros. 

O FGTS é descontado na folha de pagamento?

O Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício pago pela empresa ao trabalhador, sem que haja nenhum tipo de desconto do salário bruto.

 

O benefício, que tem por objetivo formar um fundo para proteção financeira do trabalhador em caso de demissão sem justa causa ou outras situações, deve ser recolhido todos os meses pelo empregador.

 

Tal recolhimento equivale a 8% do salário bruto do trabalhador, ou seja, da quantia total que o trabalhador recebe por mês, e deve ser depositado em uma conta em nome do trabalhador.

O que é salário líquido?

O salário líquido é o valor que o trabalhador recebe na conta após todos os descontos necessários e acréscimos terem sido feitos do salário bruto pela empresa.

 

Sendo assim, é muito importante que o trabalhador saiba como calcular o salário líquido para conseguir se planejar ao longo do mês. 

Como e onde calcular o salário líquido?

O cálculo do salário líquido pode ser feito de forma manual ou utilizando uma calculadora.

 

A meutudo disponibiliza uma calculadora de salário líquido gratuita, onde é possível calcular, de forma simples e automatizada, quanto o trabalhador receberá no mês após os principais descontos serem feitos do salário bruto.

 

Para chegar ao resultado, o trabalhador deve preencher os campos da calculadora com o valor do salário bruto, o valor dos descontos que aparecem no contracheque e o número de dependentes, se houver.

 

Após informar os dados necessários, basta apertar o botão “Calcular” para que o valor final, ou seja, o valor do salário líquido, apareça na tela.