A noite dessa quinta-feira (8) foi marcada pelo início dos debates entre os candidatos à Prefeitura de João Pessoa. O evento, que contou com a presença dos quatro principais candidatos ao cargo de prefeito: Cícero Lucena (PP), Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos), foi realizado no teatro do SESC, no centro da capital paraibana.
No primeiro debate, os dados de busca no Google Trends revelam um cenário interessante sobre o interesse dos eleitores nos pré-candidatos. Cícero Lucena, com 39%, encabeça as buscas, o que indica que ele despertou maior curiosidade ou preocupação entre os eleitores, talvez devido a sua performance ou à relevância das questões que ele abordou.
Ruy Carneiro e Luciano Cartaxo estão empatados com 23%, mostrando que ambos mantiveram um nível similar de atenção pública. Isso pode sugerir que os dois candidatos têm bases eleitorais sólidas e conseguiram se destacar de maneiras específicas, mas sem ultrapassar Cícero Lucena.
Marcelo Queiroga, com 15%, está em uma posição um pouco mais baixa, o que pode indicar que ele teve menos destaque no debate ou que sua mensagem ainda não ressoou tanto com o público. No entanto, ainda há tempo para ele ajustar sua estratégia e aumentar sua visibilidade.
Phelipe Araújo, especialista em Marketing Digital, fez uma análise dos números do Google Trends e ressaltou a importância dos candidatos criarem estratégias para fragilizar as buscas e aumentar a credibilidade com o público.
“Um candidato sem uma gestão de crise bem organizada pode se fragilizar com o aumento das buscas. Sem uma estratégia clara, o interesse público pode rapidamente se transformar em um risco, minando a confiança, a credibilidade e até mesmo a viabilidade da campanha.”, disse Philipe Araújo, especialista em Marketing Digital.
O debate foi realizado pela TV Arapuan, afiliada Band em João Pessoa, e conduzido pelo jornalista Luís Tôrres.