João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.63ºC
IBOVESPA 135007.1
Euro 6.124
Dólar 5.5077
Peso 0.0057
Yuan 0.7767
São João 2024 de Campina Grande terá videomonitoramento por drones, ‘supercâmera’ e identificação facial
30/05/2024 / 13:11
Compartilhe:
São João de Campina Grande acontece entre os dias 29 de maio a 30 de junho de 2024 – Foto: Emanuel Tadeu/Divulgação

O São João 2024 de Campina Grande teve início nesta quarta-feira (29/5), no Parque do Povo, e segue até o dia 30 de junho.

O coordenador estadual do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), coronel PM Júlio César de Oliveira, e o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds), Fabiano Vieira, apresentaram detalhes da tecnologia de segurança que será utilizado nos mais de 30 dias de festa no Parque do Povo e região.

“O monitoramento será intensificado com a utilização de 221 câmeras fixas, 18 câmeras PTZ de 360 graus e 36 câmeras de reconhecimento facial. Todas as imagens captadas serão transmitidas em tempo real para o CICC, através de uma rede segura de comunicação, assegurando a tranquilidade e a ordem pública durante os mais de 30 dias de festa”, informou o coordenador estadual dos Centros Integrados de Comando e Controle.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Além disso, duas novas tecnologias serão utilizadas pela primeira vez, na Paraíba, na segurança pública, segundo Fabiano Vieira.

“Durante os festejos, a Sesds adotará uma estratégia inovadora, utilizando seis drones com tecnologia de reconhecimento facial durante as noites de festa no Parque do Povo. Esses drones permitirão o cruzamento de imagens captadas com bancos de dados das forças operativas e da Polícia Penal, transmitindo ao vivo e em alta definição para os CICC. Estaremos também recebendo imagens em altíssima resolução, através de uma supercâmera, instalada no palco principal, capaz de transmitir imagens mesmo com baixa iluminação. Esse equipamento, é bastante utilizado em eventos esportivos internacionais, a exemplo da final do Super Bowl, nos Estados Unidos. Soma-se a isso, as 357 câmeras já instaladas na cidade de Campina Grande, em rodovias e principais vias públicas, cujo monitoramento ocorrerá exclusivamente no CICC”, afirmou.

De acordo com o governo do estado, a presença policial em Campina Grande contará com 11.345 profissionais de segurança pública. A Polícia Militar atuará na área de eventos do Parque do Povo com até 339 empregos e 501 viaturas por dia, realizando ações nas modalidades a pé, montada, com motocicletas, grupos especializados e pontos fixos de observação. Esses esforços, conforme a gestão estadual, fazem parte de uma operação de segurança mais ampla, que envolve um contingente de servidores e viaturas das forças de segurança, totalizando 33.677 empregos de servidores em todo o estado, com uma média de 1.020 agentes por dia, entre 29 de maio e 30 de junho.