João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 31.88ºC
IBOVESPA 126290.11
Euro 5.911
Dólar 5.4594
Peso 0.006
Yuan 0.751
Saúde alerta pais e responsáveis para vacinar crianças e adolescentes
19/12/2023 / 08:23
Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de João Pessoa está fazendo um alerta e lembrando toda a população sobre a importância de manter as cadernetas de vacinas sempre atualizadas, principalmente com os imunizantes que devem ser administrados na primeira infância, pois quanto mais cedo a vacinação for iniciada, mais cedo o organismo ficará protegido.

O alerta serve também para colocar o esquema vacinal contra covid-19 em dia. As vacinas contra influenza e covid-19 estão disponíveis para todas as pessoas acima de seis meses de idade.

“As instituições de vigilância e controle seguem monitorando as duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil, – a JN.1 e a JG.3, sobretudo lembramos e reforçamos diariamente o alerta de que a vacinação é o principal meio de proteção contra a doença. As vacinas existentes são comprovadamente eficazes e é necessário que a população faça sua parte”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da prefeitura de João Pessoa.

Nesta terça-feira (19), todas as salas de vacina e os três pontos móveis promovem ação preventiva com vacinação na capital pessoense. A atualização da caderneta com todas as doses que integram o Programa Nacional de Imunização pode ser administrada nas unidades de saúde da família (USFs), que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, no Centro Municipal de Imunização e nas policlínicas municipais, que atendem no período das 8h às 16h.

A Secretaria de Saúde dispõe ainda de três pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que funciona das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas.

Grupos de maior risco 

São os que exigem cuidados redobrados que correspondem a idosos e imunocomprometidos, que são as pessoas que vivem com HIV, que foram transplantadas, que estão em uso de imunossupressores, com doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses e pessoas com neoplasias hematológicas.

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (covid-19 ou influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentação para se vacinar

Para ter acesso à vacina contra covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do cartão SUS. Já para receber a vacina contra influenza e demais vacinas do calendário de rotina, a Secretaria de Saúde diz que é importante levar o cartão de vacina, cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Vacinação domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas WhatsApp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)