26.1 C
João Pessoa

Saúde recomenda que paraibanos usem máscaras após aumento nos casos de Covid-19 e gripe

Medida acontece após aumento no casos de Covid-19, síndromes gripais e a ocorrência da monkeypox (varíola dos macacos)

O Colegiado Estadual para Avaliação dos Protocolos Novo Normal Paraíba emitiu, nesta segunda-feira (6), uma nota técnica recomendando que a população volte a usar máscaras e complete os esquemas vacinais de proteção contra os vírus em circulação. A medida acontece após aumento no casos de Covid-19, síndromes gripais e a ocorrência da monkeypox (varíola dos macacos).

A nota recomenda “fortemente” que se complete os esquemas vacinais com as doses de reforço disponibilizadas. Orienta ainda que pessoas com suspeita de Covid ou outros quadros gripais não frequentem locais públicos ou privados, mas busquem atendimento em unidade de saúde, sempre usando máscaras cobrindo corretamente nariz e boca.

Leia Também

Já pessoas que tiveram contato com outras confirmadas com Covid-19 devem utilizar máscaras por dez dias, contados a partir do último encontro.

Além dos casos acima citados, o uso de máscara é recomendado para:

  • Pessoas do grupo de risco, como imunossuprimidos, com comorbidades, idosos,
    principalmente acima de 70 anos e gestantes;
  • Pessoas não vacinadas, ou com vacinação incompleta;
  • Nos estabelecimentos e serviços de saúde como hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e farmácias, locais estes que possuem maior risco de transmissão do vírus. Tanto por profissionais quanto pelos usuários.

A recomendação ressalta ainda que o combate à pandemia e o aumento de adoecimento por vírus respiratórios requer a adoção de medidas de prevenção, “que devem ser enfrentadas de forma coletiva, e que o esforço para minimizar hospitalizações e óbitos deve ser de forma síncrona da sociedade e das ações do governo”.

DÊ SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

LULA X BOLSONARO: Veja quem foi o mais votado na enquete F5 em possível segundo turno

O período eleitoral começa no dia 15 desse mês, e, muitos eleitores ainda não sabem em quem votar, outras pessoas já têm a absoluta certeza...

Debate na Paraíba: Pedro Cunha Lima é o nome mais buscado na web durante o primeiro debate entre candidatos ao Governo

O primeiro debate para o Governo da Paraíba das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7), trouxe à tona a forte disputa dos...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#