A situação do SBT não está nada confortável no Ibope. Em abril , a média do canal de Silvio Santos, na grande São Paulo de 3,4, uma queda de 49% na audiência em relação a 2019 (6,6).
A situação do SBT só não está pior graças ao sucesso da Copa Libertadores da América.
No mesmo período, a Globo e Record também oscilaram para baixo, mas em intensidade menor que do SBT. A Globo saiu de 12,7 para 12,1, já a Record, de 5,5 para 4,1.
A queda do SBT reflete as escolhas erradas nos últimos anos. Um bom exemplo dessas decisões, é o investimento em programas infantis em plena era do Streaming. O Bom dia & Cia tinha audiência de 10 pontos nos anos 2000, saiu de linha com 3. As novelas infantis chegavam aos 15 pontos, hoje sofrem para dar 7 e fazem mais sucesso na Netflix.
Outro problema no SBT é ironicamente a manutenção da programação. O canal não mexeu na linhas de show e manteve Ratinho ás 22h30, enquanto a Globo, atrasou sua grade para enfraquecer as rivais. Não é atoa que o ‘Jornal da Globo’ em alguns dias começa ás 2h30. Há método e estratégia.
O único acerto nos últimos anos foi a Libertadores, mas até quando? O contrato com a Conmebol termina no final do ano e a Globo disputa os direitos das transmissões da competição.
Pesa contra o canal de Silvio, a falta de uma programação esportiva extensa como tem a TV Globo.
O Antagonista