Uma verdadeira aula inspiradora de empreendedorismo; Rony Meisler, co-fundador da marca Reserva e CEO do grupo Arezzo, abriu a programação de palestras do Nordeste On (Neon), evento promovido pelo Sebrae-PB e que acontece hoje e amanhã, no Centro de Convenções, em João Pessoa.
+ Confira a programação completa – https://nordesteon.com/programacao.html
Meisler fez um overview da história da Reserva, contando como começou vendendo camisetas, erros e acertos. Dividiu com a plateia completamente lotada o conselho do pai, que o estimulou a largar a super planilha que havia feito e que projetava bilhão em faturamento, dizendo: “Vai pra rua, vai comunicar e vender seu produto”.
A fala do pai, aliada ao fato de que a empresa não tinha volume de produtos para abrir loja própria, fez com que adotasse a estratégia de vender para multimarcas. E foi assim, batendo de porta em porta, que Meisler vendia sonhos com amor o que, segundo ele, gera energia positiva, até porque, naquele início, o produto era ruim.
Pouco a pouco foram conquistando mercado e já em 2006 abriram a 1ª loja em Ipanema, no Rio de Janeiro, com a seguinte filosofia: “Aqui quem manda é o vendedor”. Nascia ali um dos importantes diferenciais da Reserva.
Meisler continuou a palestra “viajando” para 2017 quando recebeu um telefonema da revista Fast Company, a mais importante publicação sobre inovação e empreendedorismo do mundo, informando que a Reserva havia sido eleita uma das empresas mais inovadoras do mundo. E ele pergunta a repórter por quê. A resposta foi o restante da palestra de Meisler.
Rony Meisler lembrou que inovação não tem nada a ver com tecnologia: “Tecnologia é meio, não é fim”, afirmou o empresário para contar os pontos de inovação da Reserva e listou:
– Propósito, onde a nossa vida pessoal se encontra com nossos negócios.
– Valores, sugerindo definir três inegociáveis.
– Pessoas, dando exemplo de três frentes:
1- Sonho prêmios: Programa para equipe Reserva que realiza o sonho de um colaborador. Ele citou como exemplo um funcionário que tinha o sonho de dirigir uma Ferrari. Foi realizado com custo financeiro baixíssimo e resultado emocional imensurável.
2- Licença paternidade estendida; são 45 dias junto da família em um momento muito importante.
3- Contratação da 3ª idade; cada loja tem pelo menos um funcionário com mais de 70 anos, com resultados de vendas, mentoria e influência muito positivos.
Para os consumidores da marca existe um universo de ações, algumas bem simples, outras sofisticadas como espaço vip em sala de embarque de aeroporto. Serviços de barbearia e bar são outros exemplos que se somam às campanhas publicitárias que privilegiam o diálogo, além de transparência na divulgação da composição de preços dos produtos Reserva, custo de produção, logística, impostos e margem de lucro. Transparência como diferencial competitivo, afirma Meisler.
Outro ponto importante da marca e que também se tornou um diferencial é o “feito no Brasil”. Segundo Meisler, 97% das 20 milhões de peças por ano que a empresa produz são feitas em território nacional. Essa decisão foi tomada quando a empresa tinha apenas três anos de existência e hoje, mesmo o custo ser cerca de 30% maior aqui, fez com que a empresa saísse de 300 milhões em faturamento antes da pandemia para dois bilhões em 2023.
Meisler finalizou a palestra, interrompida várias vezes por aplausos, contando do projeto 1P=5P. Voltando de uma entrega social no município de Pentecostes do Norte, no estado do Ceará, deu carona para uma pessoa que perguntou para ele se conseguia trabalhar na hora do almoço, estando com fome. Meisler respondeu que não, claro, precisava se alimentar para produzir melhor. Passou a estudar sobre a fome no Brasil, desperdício de alimentos e investiu no projeto 1P=5P, no qual a cada peça Reserva adquirida um percentual é destinado a apoiar o combate ao desperdício de alimentos, fazendo com que complemente 5 refeições. Hoje já são mais de 114 milhões de refeições complementadas.
E foi aí que seu propósito de vida encontrou com seu negócio.
O NEon é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Governo do Estado e conta com apoio do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e mais 40 empresas e entidades entre as quais a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), A&C, Showkase, Hostdime, Smartspace, Caixa Econômica Federal, Finep Inovação e Pesquisa, Sin Group e IlhaTech.