O Sebrae Paraíba, a Prefeitura de Campina Grande e demais parceiros lançaram ao público, nesta segunda-feira (31), os serviços da Vitrine Digital Campina Grande, um marketplace criado para incentivar e impulsionar a digitalização dos pequenos negócios da Rainha da Borborema. A plataforma já conta com mais de 100 empresas cadastradas. O evento de lançamento aconteceu no Partage Shopping.
Com a sua plataforma criada e desenvolvida totalmente em Campina Grande, a Vitrine Digital reúne empresas de diversos segmentos, como alimentação, moda, utilidades para o lar, farmácia, beleza e construção. As vendas ao público tiveram início após o lançamento, por meio do site oficial do projeto.
No mesmo site, os empreendedores de pequenos negócios de Campina Grande que ainda não aderiram ao marketplace podem fazer a sua inscrição, clicando no ícone “Quero ser um parceiro”.
Além de ter acesso a um espaço para apresentar e vender os seus produtos e serviços, conquistando novos mercados, os empresários participantes da Vitrine Digital também receberam, do Sebrae Paraíba, uma consultoria sobre marketing digital, que abordou diversas estratégias para um melhor desempenho das empresas no ambiente online.
De acordo com o diretor técnico da instituição, Luiz Alberto Amorim, o projeto da Vitrine Digital é uma forma de democratizar o acesso dos pequenos negócios ao ambiente digital, uma vez que os marketplaces são ferramentas utilizadas com maior frequência por grandes empresas.
“Nós estamos reunindo as competências e os recursos de cada um dos parceiros desse projeto para que possamos dar um salto qualitativo e quantitativo. Com a Vitrine Digital, agora nós temos uma plataforma local, que vai dar um acesso democrático as empresas, fazendo com que elas possam participar do marketplace com um baixo investimento”, explicou Luiz Alberto, ao destacar que o Sebrae vai continuar oferecendo aos participantes todo o suporte necessário para que as empresas possam ter um desempenho bem-sucedido no marketplace.
Por sua vez, o presidente da Fecomércio Paraíba e, também, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba, Marconi Medeiros, enfatizou que a Vitrine Digital é uma demonstração do compromisso de todas as instituições parceiras com as empresas de Campina Grande e com o desenvolvimento da cidade.
“A beleza de tudo isso está na força e na quantidade de instituições que estão aqui presentes para dizer ao empresariado de Campina Grande que hoje ele dispõe de uma ferramenta que só quem dispunha antes eram as grandes empresas”, afirmou.
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, pontuou que a pandemia acelerou o processo de modernização do comércio e do setor de serviços, sendo de fundamental importância iniciativas como a Vitrine Digital, que vai contribuir para o fortalecimento das empresas e da economia da cidade.
“Uma junção de forças como essa nada mais é do que um sentimento coletivo muito maior que o de sobrevivência, mas um sentimento de inovação. Campina é, e sempre foi, uma cidade de promover inovação e de pensar fora da caixa”, disse Bruno, ao recordar que cerca de 70% da movimentação econômica da cidade está relacionada com o comércio e o setor de serviços, sendo essenciais iniciativas que contribuam para o fortalecimento dessas atividades.
Além do Sebrae Paraíba, da Prefeitura de Campina Grande e da Fecomércio, são parceiros no projeto da Vitrine Digital Campina Grande a Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial de Campina Grande, Fiep, Senai, IEL, CGS, Partage Shopping, Sindifarma, Sindilojas e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.