Reunir, por meio de uma publicação única e consistente, um conjunto de dados e indicadores que retratem as características e potencialidades econômicas e sociais do município de São João do Tigre, localizado no Cariri paraibano. Essa é a proposta de um estudo realizado pelo Sebrae Paraíba e pela Prefeitura Municipal, que juntos elaboraram o perfil socioeconômico e empresarial da cidade.
O documento, que conta com mais de 40 páginas, apresenta ao público informações e estatísticas sobre setores e atividades importantes para o município, como educação, agropecuária, economia, dados populacionais, turismo e mercado de trabalho. Além desses dados, o perfil socioeconômico e empresarial de São João do Tigre também apresenta ao público o patrimônio cultural do município e as suas principais belezas naturais.
De acordo com a gerente regional do Sebrae no Cariri, Madalena Arruda, a parceria para elaboração do estudo surgiu a partir da necessidade do poder público e da iniciativa privada de contar com um consistente e amplo material de inteligência, que pudesse apresentar as reais potencialidades sociais e econômicas de São João do Tigre.
“Queríamos apresentar um estudo para reunir e compilar, em edição única, um conjunto de indicadores que retratam as características da cidade, além de apresentar algumas das belezas naturais e do patrimônio cultural do município. Dessa forma, a partir dos principais assuntos contemplados pela pesquisa, o documento reúne informações valiosas sobre temas como turismo, patrimônio cultural, trabalho e rendimentos, economia e ambiente empresarial”, enfatizou.
Por sua vez, o prefeito de São João do Tigre, Márcio Leite, ressaltou que o estudo tem como proposta subsidiar a elaboração de políticas públicas, estratégias empresariais e estudos acadêmicos relacionados ao município.
“O objetivo do estudo é reunir e compilar, em uma edição única, um conjunto de indicadores que retratam as características da cidade, além de apresentar algumas das belezas naturais e do patrimônio cultural do município. Na publicação, o leitor encontrará uma série histórica e detalhada referente a dados sobre a conjuntura socioeconômica e empresarial de São João do Tigre, que possibilitam a visualização das mudanças da cidade em uma perspectiva de longo prazo”, afirmou.
Ambiente empresarial
De acordo com os dados apresentados pelo perfil socioeconômico e empresarial de São João do Tigre, o município conta com 56 empresas ativas, sendo 96% delas pequenos negócios, ou seja, microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. Ainda conforme os dados, no município 56% das empresas formais são do setor do comércio, 20% dos serviços, 7% da indústria e 7% do agronegócio.
Já as atividades econômicas que possuem o maior número de empresas na cidade são: comércio varejista de mercadorias em geral, minimercados, mercearias e armazéns; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; cabeleireiros, manicure e pedicure; comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas; e comércio varejista de materiais de construção em geral.