Estratégias para vender online, marketing de conteúdo e fotografia de moda são temas que serão abordados na segunda trilha de webinários de gestão de negócios da moda. O evento, que está com inscrições abertas, é promovido pelo Sebrae Paraíba, em parceria com o Instituto Rio Moda. Ao todo, nessa etapa, serão quatro encontros programados para acontecer entre os dias 28 de setembro e 07 de outubro.
Neste mês de setembro teve início uma série de encontros virtuais. Os webinários foram subdivididos em três trilhas de aprendizagem: Gestão, Marketing e Processos Criativos. O primeiro, de Gestão, com três palestras, já aconteceu entre os dias 09 e 16 de setembro. A segunda, de Marketing, acontece de 28 de setembro a 07 de outubro, com quatro encontros. O último, com três encontros, estão marcados para acontecer entre os dias 19 e 26 de outubro. O horário de início é às 20h30 e tem duração de 1 hora incluindo tempo de interação com participantes com perguntas e respostas.
Nesta segunda trilha, a de Marketing, o primeiro encontro é dia 28 de setembro e tem como tema “Fotografia de moda para redes sociais” com Virna Santolia. O segundo será dia 30 de setembro e aborda o tema “Estratégias digitais para vender mais online” com o facilitador Igor Fidalgo. No dia 05 de outubro o encontro está marcado com Mari Congo que palestra sobre o assunto “Branding e desenvolvimento de produto de moda”. O último desta etapa será no dia 07 de outubro com o tema “Marketing de conteúdo” com a facilitadora Mônica de Souza.
Esse evento é destinado a empresários que atuam no mercado da moda, confecções e têxtil, gestores, gerentes de produção e interessados. Os encontros serão transmitidos pela plataforma Google Meet, cujo link de acesso você receberá no e-mail de confirmação de sua inscrição. Roberto Meirelles, diretor do Instituto Rio Moda e curador do evento, comentou que há anos a instituição produz conteúdo e que a parceria com o Sebrae se iniciou em 2009. Sobre o planejamento para escolha dos temas e dos palestrantes, revelou que sempre analisa as particularidades e peculiaridades de cada região ou unidade federativa onde acontecerá o evento. No caso da Paraíba foram selecionados temas sobre gestão, marketing e processos criativos.
Neste período de pandemia de Covid-19, acentuou-se a necessidade de melhorar os negócios. Para Meirelles, é importante que as pessoas busquem “se aparelhar, se qualificar para o mercado e esses encontros irão trazer abordagem específica para cada negócio”. Em cada encontro, a estimativa é contar com a presença de 40 pessoas, mas a expectativa é atingir um maior número de pessoas, pois se trata de um evento on-line. Os interessados em participar do evento podem fazer as inscrições, por meio do link https://loja.sebraepb.com.br/loja/evento/202180448-trilha-de-marketing-para-negocios-da-moda
A analista técnica do Sebrae Paraíba, Renata Câmara, frisou a importância da comunicação para o mercado. “Os negócios da moda precisam estar antenados com as boas práticas de marketing do mercado para se conectarem com os clientes de forma sustentável, ou seja, mantendo a marca ativa nos canais mais eficientes de comunicação e gerando relacionamento a partir de conteúdos relevantes e não apenas com ofertas e liquidações”, ressalta.