A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) está ofertando matrículas em 10 escolas da Rede Pública Estadual na modalidade EJA semipresencial, que acontece por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
São oferecidas opções para estudantes a partir de 16 anos completos, para cursar anos finais do Ensino Fundamental, e o Ensino Médio para estudantes a partir de 18 anos completos. As matrículas podem ser realizadas a qualquer momento do ano letivo, e assim, atender a flexibilidade de tempo do estudante.
+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
A EJA semipresencial é uma alternativa para aqueles estudantes impossibilitados de frequentar aulas exclusivamente presenciais, e que necessitam de oportunidades educacionais de aprendizagem com disponibilidade de tempo, além de respeitar a condição do estudante trabalhador ou outra condição que limite sua mobilidade para estar presente todos os dias na escola.
Em João Pessoa, a EJA semipresencial está disponível na EEEFM Antônia Rangel de Farias, na EEEFM e EJA Professor Geraldo Lafayete, e na EEEM Débora Duarte. Essa opção para concluir os estudos também está disponível na cidade de Mari, na EEEFM Augusto dos Anjos; em Campina Grande, na EEEF Escritor Alceu Amoroso Lima; em Patos, na ECI Monsenhor Manoel Vieira; em Catolé do Rocha, na EEEFM Sergina Laura Dantas; em Cajazeiras, na EEEFM Manoel Mangueira; em Sousa, na EEEF André Gadelha; e em Pombal, na EEEF Oito de Julho.
O atendimento aos estudantes ocorre por meio de plantões pedagógicos, podendo ser no período diurno e/ou noturno. O estudante recebe atendimentos individuais ou em pequenos grupos, nos quais são desenvolvidas atividades e metodologias com características específicas, devidamente planejadas pelo professor.
A frequência é flexível, não havendo reprovação por faltas. Cada estudante terá sua matrícula ativa na escola por seis meses e, caso não compareça nesse período, a matrícula será desativada. Para retornar aos estudos deverá realizar uma nova matrícula.
Para o cumprimento do currículo é preciso que o estudante cumpra uma carga horária de 35% de forma presencial na escola e 65% em atividades não presenciais, em ambientes externos e virtuais de forma sequencial, que são contabilizadas para cumprir a carga horária de 40h por cada componente curricular, para fins de certificação.
Para fins de aprovação na EJA Semipresencial, a avaliação é realizada de forma presencial, quando o aluno estiver apto a submeter-se às avaliações dos conteúdos programáticos, compostas de atividades somativas e uma prova, para fins de conclusão do componente curricular.