Dando continuidade à programação da campanha Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS), por meio da Área Técnica de Saúde Mental, realiza nesta quarta-feira (22) mais uma live. Desta vez o tema abordado será ‘Redução de danos: interfaces entre o uso abusivo de drogas e a prevenção ao suicídio’. A transmissão terá início às 16h, através do canal Saúde Mental SMS JP, no YouTube.
A live contará com a participação do Educador Social do Caps AD Davi Capistrano, Cassiano; da psicóloga redutora de danos, especialista em Saúde Mental e mestre em Saúde da Família e Comunidade, Dayse Ramalho; e da psicóloga gestalt-terapeuta redutora de danos e coordenadora do Caps AD Davi Capistrano, Vanessa Fernandes.
Além das lives, a programação do Setembro Amarelo também inclui atividades nos Hospitais Municipais, Policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Até o final de setembro, o tema será amplamente debatido nos serviços da rede municipal
Serviço – A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são instituições destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais e persistentes ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Desses, três realizam o atendimento adulto e um é destinado ao público infanto-juvenil.
Além dos Centros, a Rede de Atenção Psicossocial também é composta por uma Unidade de Acolhimento Infantil (UAI), um Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), que funciona 24h, três residências terapêuticas, além de leitos em hospitais gerais.
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também têm acesso a acompanhamento psicológico e psiquiátrico nas policlínicas municipais de Mangabeira, Cristo, Jaguaribe e da Pessoa Idosa. Para ser atendido, o usuário deve ser encaminhado pela sua USF de referência.