João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 30.74ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1026
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
Secretário de Estado dos EUA, se reúne com presidente Lula em Brasília
21/02/2024 / 15:43
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (21) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Brasília.

Blinken chegou ao Palácio do Planalto pouco depois das 9h e foi recebido por Lula para uma reunião a portas fechadas com assessores dos dois governos. Na pauta, segundo Brasil e EUA, estão “questões bilaterais e globais”.

Questionado pela TV Globo na chegada, Blinken respondeu que estava “ansioso” pelo encontro – mas evitou comentar sobre o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Já dentro da sala, enquanto equipes de reportagens faziam imagens do encontro, Lula perguntou a Blinken sobre a data das eleições presidenciais norte-americanas.

O secretário americano informou que a votação é em novembro e disse que, em razão da polarização no país, grande parte dos votos já está decidida.

“Apenas seis ou sete estados ainda estão em disputa. Então, quase toda a campanha provavelmente será focada em seis ou sete estados como Pensilvânia, Michigan, Wisconsin e Nevada”, relatou Blinken.

Na saída, Blinken disse que a reunião foi produtiva e que a parceria Brasil-EUA é importante, mas não entrou em detalhes sobre a pauta do encontro – e, questionado mais uma vez, não quis falar sobre a Faixa de Gaza.

“Foi uma ótima reunião. Sou muito grato ao presidente pelo seu tempo. Ótima reunião. Os Estados Unidos e o Brasil estão fazendo coisas muito importantes juntos. Estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, mundialmente. É uma parceria muito importante e somos gratos”, declarou Blinken ao deixar o Planalto.

Essa é a primeira visita do secretário de Estado do governo Joe Biden ao Brasil. Nos Estados Unidos, o Departamento de Estado é o responsável pela política externa do país, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty.

O governo americano informou ainda que o secretário deve enfatizar o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G20 — grupo que reúne as maiores economias mundiais —, e à parceria entre os dois países nas áreas de direitos trabalhistas e transição energética.

O conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, contudo, também deve ser tema na pauta da conversa entre Lula e Blinken. Como secretário de Estado, Blinken tem participado das negociações entre países na tentativa de encerrar a guerra.

Informações do G1