João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 29.07ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
Secretário de Saúde na Paraíba desaprova flexibilização em municípios: “Não recomendamos”
09/03/2022 / 15:10
Compartilhe:

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros comentou sobre as flexibilizações do uso de máscaras em municípios do Estado. O chefe da pasta estadual destacou que os estados que adotam a medida acabam voltando atrás, e na Paraíba, uma possível liberação será analisada baseada no cenário epidemiológico. “Não mudaremos nosso rumo”, afirmou.

Hoje, João Pessoa e Campina Grande anunciaram que devem liberar o equipamento, usado como proteção contra a Covid-19. Outro município que já havia anunciado um decreto com a medida foi Princesa Isabel.

O gestor da pasta estadual ressaltou que o decreto estadual, divulgado na última segunda-feira (7) e válido por 30 dias, mantém o uso de máscaras. Conforme o gestor, as medidas foram baseadas em evidências científicas, que deram à Paraíba o destaque como o estado do Norte e Nordeste que melhor conduziu a crise sanitária.

“Temos o elemento primordial para que não haja um maior número de contaminações de pessoas que é a máscara”, destacou.

De acordo com Medeiros, duas pessoas com máscara têm 2% de chance de se contaminação pelo vírus, já em um caso sem o equipamento de proteção, a probabilidade sobe para 80%. “Isso mostra a importância do uso da máscara e por isso que, neste momento, não recomendamos [a flexibilização]”, explicou.

Sobre o fim da pandemia, Geraldo Medeiros lembrou que devem ser analisados diversos fatores para definir a classificação da crise sanitária, e é necessário aguardar o consenso internacional, com aviso da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que estamos em transição para uma endemia.