Os secretários de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seinfra), Deusdete Queiroga, e do Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Werton, realizaram um sobrevoo no Litoral Norte da Paraíba para inspeção da situação de calamidade em virtude das chuvas. Ambos se dirigiram aos municípios de Baía da Traição e Mataraca no Helicóptero Acauã, no início da tarde desta sexta-feira (7/2).
Devido às chuvas, o Rio Sinimbu transbordou após uma chuva intensa em Baía da Traição, alagando diversas casas no bairro do Morrinho. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 200 residências foram atingidas, e aproximadamente 80 famílias foram afetadas pelo alagamento. Além de Baía da Traição, a Defesa Civil estadual estima que os municípios de Mataraca e Mamanguape também estejam afetados pelas fortes chuvas.
“Estamos indo ao Litoral Norte, pois no Litoral Sul já temos a presença do DER. Há uma determinação do governador para que a gente possa fazer isso, coordenar as ações de atendimento às famílias desalojadas. As fortes chuvas felizmente não deixaram vítimas, não morreu ninguém, graças a Deus, mas é preciso a presença do governo nesse momento. Já temos lá a presença da nossa Defesa Civil, com distribuição de água, nosso Corpo de Bombeiros, e o governo se faz presente nesse período de chuvas que, em menos de 24h, choveu mais do que toda a previsão para o mês de fevereiro”, disse Deusdete Queiroga.
A secretária Pollyanna Werton reforçou a importância da assistência às famílias desabrigadas nesse momento, em virtude das chuvas. “O governador, prontamente, acionou todo o seu time de governo e o objetivo maior é proteger as famílias, que nesse momento se encontram desabrigadas lá. Toda a nossa equipe de assistência também está indo por terra para fazer o registro nesse momento da quantidade de pessoas desabrigadas e garantir que todas as ações pertinentes nesse momento sejam tomadas pelo governo, de mãos dadas, para chegar junto a quem mais precisa”, acrescentou.