João Pessoa 32.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 34.85ºC
IBOVESPA 125108.59
Euro 5.5277
Dólar 5.1904
Peso 0.006
Yuan 0.717
Segurança na Paraíba terá força total na Operação Semana Santa
27/03/2024 / 19:12
Compartilhe:


A Secretaria da Segurança e da Defesa Social inicia, à zero hora desta quinta-feira (28), a Operação Semana Santa em todo o território paraibano. Com a participação de todos os órgãos operativos, as ações se estenderão até o domingo de Páscoa (31), contando com um contingente superior a 7 mil empregos de homens e mulheres  dedicados à prevenção e repressão de crimes durante o feriado prolongado.

Os esforços conjuntos envolvem um reforço significativo nos efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), visando garantir a segurança e tranquilidade da população durante esse período festivo e religioso.

Polícia Militar – A Polícia Militar mobilizará agentes e viaturas em todas as regiões do estado. As ações incluirão abordagens a pessoas e veículos, blitzen, checkpoints e vigilância em locais vulneráveis, conforme direcionamento do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Assessoria de Ações Estratégicas da Sesds.
Diversas modalidades de policiamento serão empregadas, como a pé, motorizado, canil, choque, além de unidades especializadas como o Batalhão Ambiental, Ciclo Patrulha, Rádio Patrulha, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Cavalaria e Batalhão Especializado de Atendimento ao Turista (BPtur).

Polícia Civil  –  A Polícia Civil reforçará suas delegacias com agentes especializados, incluindo delegados, investigadores, escrivães, agentes operacionais, servidores do IPC, e viaturas, garantindo a continuidade do trabalho investigativo em todo o estado.

Corpo de Bombeiros – O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba intensificará suas operações, contando com viaturas operacionais e administrativas. No litoral, postos de guarda-vidas estarão ativos, apoiados por embarcações, para garantir a segurança nas praias de norte a sul do estado.

A atuação abrangerá toda a Região Metropolitana, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Sousa, entre outras cidades, bem como eventos da Semana Santa, com ações preventivas alinhadas às diretrizes das Dioceses e Paróquias locais.

Reforço Aéreo e Fiscalização de Trânsito –  Um reforço importante será o trabalho do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Sesds, com o uso das aeronaves Acauã 1 e 2, visando agilizar atendimentos em áreas litorâneas e nas principais rodovias estaduais.

A Coordenação de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran também intensificará a Operação Lei Seca, fiscalizando condutores e coibindo abusos durante o período, em parceria com outros órgãos de segurança.

Canais de atendimento ao cidadão – Para situações de emergência, a população pode acionar o número 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros), 197 (Disque Denúncia – sigiloso e gratuito), além do serviço da Delegacia On-line para ocorrências sem violência.