Se você é caminhoneiro, é necessário entender tudo a respeito do seguro de caminhão. Afinal de contas, essa é uma forma de manter a sua segurança.
Os caminhões rodam o país todo apenas pelas estradas e rodovias. Por conta disso, é essencial que eles estejam sempre em ótimo estado, de modo a oferecer ainda mais segurança.
Nesse sentido, conhecer melhor sobre o seguro de caminhão acaba sendo indispensável, uma vez que ele pode proteger veículos de médio e grande porte.
Não há como negar que esse é tipo de trabalho que faz com que o veículo se torne mais suscetível a alguns riscos, como roubo de carga, quebra de componentes, sistemas etc.
Então, para ter a certeza de que a sua frota irá se manter protegida, acaba sendo necessário investir em uma proteção que seja eficiente.
Para entender melhor sobre o seguro de caminhão, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes que iremos falar sobre todos os detalhes.
Em suma, nada mais é que um tipo de seguro auto, mas voltado para veículos pesados, responsáveis por transportar cargas através de tanques, reboques, carretas etc.
Trata-se de um tipo de serviço que diversas empresas e corretores oferecem, haja vista que existe uma demanda crescente.
Esse tipo de seguro conta com uma série de coberturas, mas o seu valor varia de acordo com alguns aspectos do perfil do motorista, como o tipo de mercadoria, frequência de uso, modelo do caminhão etc.
Uma coisa que se deve saber sobre o seguro de caminhão é o fato de que a grande parte das seguradoras requerem uma vistoria antecipada.
Isso é necessário para ter a certeza de que o veículo está elegível para receber ou não a proteção, isto é, de modo a avaliar o nível de risco.
Por isso, a melhor coisa a se fazer é contratar esse tipo de proteção assim que adquirir o seu caminhão, de modo a evitar problemas ainda maiores.
Você pode contratar um seguro de caminhão para proteger tanto o caminhão quanto o caminhoneiro e a carga.
Essa é a razão pela qual existem diversos tipos de coberturas, como para modelos pesados, rebocadores, semi reboques etc.
Antes de contratar o seguro de caminhão, a corretora deve levar em conta os seguintes fatores:
A partir disso, a correta consegue definir o seu perfil e indicar os planos que mais se adequam ao seu perfil.
Bem como na cobertura de carros, o seguro de caminhão se ramifica em três coberturas:
Falaremos sobre elas a seguir.
Trata-se do tipo mais simples e que, por isso, oferece suporte às seguintes condições:
Em contrapartida, esse tipo de seguro é mais completo, haja vista que compreende até mesmo algumas peças do caminhão.
De forma resumida, esse tipo de seguro compreende o seguinte:
No entanto, devemos informar que essas são apenas algumas das coberturas que se pode incluir no seguro caminhão.
A depender da empresa que você irá contratar, pode ser que obtenha mais ou menos benefícios. Essa é a razão pela qual é tão necessário ler atentamente a sua apólice.
Nesse caso, trata-se de coberturas que você pode contratar junto com a básica e a compreensiva, mas de forma individual
Ou seja, ela acaba sendo mais adequada para situações e perfis mais específicos. Dentre os seguros adicionais para caminhões, estão os seguintes:
O seguro adicional é uma boa escolha para caminhoneiros que costumam transportar container muito pesado e com risco de tombamento ou algo do gênero.
Afinal de contas, algumas cargas, devido ao seu peso ou natureza, podem tornar o caminhão mais propenso a tombamentos.
Para empresas que querem investir em um sistema de gestão de frota de caminhão, acaba que o seguro para caminhão se torna indispensável.
Afinal de contas, o caminhão é a principal ferramenta de trabalho tanto para o motorista quanto para a transportadora.
Além disso, outra razões do porquê o seguro de caminhão é tão importante, são os seguintes:
O seguro para caminhão é extremamente importante por várias razões: