O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse, nesta quinta-feira (2), que não haverá eleição em 2026 se o Congresso não aprovar uma anistia.
O parlamentar defendeu que a anistia seria “o mínimo aceitável” e criticou qualquer tentativa de flexibilizar o texto.
“A anistia é o mínimo, é a defesa tolerável da democracia. Querer flexibilizar a anistia soa como suavizar a vida de ditadores, que só respeitam o que temem. Sem anistia não haverá eleição em 2026”, escreveu Eduardo na rede social X.
A anistia é o mínimo, é a defesa tolerável da democracia. Querer flexibilizar a anistia soa como suavizar a vida de ditadores, que só respeitam o que temem.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) October 2, 2025
Sem anistia não haverá eleição em 2026.
Eduardo Bolsonaro está fora do país desde fevereiro, inicialmente por motivos de saúde. Com o fim da licença parlamentar, passou a acumular faltas nas sessões da Câmara.
Ele e o blogueiro Paulo Figueiredo Filho são investigados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo denúncia enviada ao Supremo, o procurador-geral Paulo Gonet afirma que eles tentaram, de forma repetida, interferir no julgamento da ação penal da trama golpista.