Quarto colocado na disputa presidencial, o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) gravou um vídeo confirmando que apoia o ex-presidente Lula (PT) no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).
Mais cedo, após reunião da executiva nacional, o presidente do PDT, Carlos Lupi, declarou que a legenda decidiu de forma “unânime” apoiar “o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula”.
“Acompanho a decisão do meu partido PDT, frente às circunstâncias, é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que reste para os brasileiros duas opções, a meu ver, insatisfatórias”, afirma o candidato no vídeo, publicado em suas redes sociais.
Ciro disse esperar que a decisão “ajude a oxigenar temporariamente que seja a nossa democracia” e que não aceitará “imposições ou cabrestos de quem quer que seja”.
“Adianto que não pleiteio e nem aceitarei qualquer cargo em eventual futuro governo. Quero estar livre ao lado da sociedade, em especial da juventude, lutando por transformações profundas”.
Pronunciamento – "Gravo este vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT". pic.twitter.com/Ttmx06wCWo
— Ciro Gomes (@cirogomes) October 4, 2022